Como melhorar a qualidade do ar em casa? Veja cinco alternativas

Em meio às fumaças, é importante saber o que fazer para melhorar a qualidade do ar em casa; uso de umidificadores e cultivo de plantas são opções

00:18 | Set. 21, 2024

Por: Alexia Faustino
Incêndios florestais na Amazônia (foto: NELSON ALMEIDA / AFP)

Em meio à seca histórica no Brasil e com as fumaças de incêndios florestais que atingem a Amazônia, o Pantanal e outras regiões, a população procura alternativas para melhorar a qualidade do ar e respirar melhor.

Conheça técnicas para amenizar os efeitos da poluição e do tempo quente e seco em casa.

Por que a qualidade do ar está tão ruim?

A qualidade do ar é resultado da soma de dois fatores: a umidade relativa do ar e a concentração de poluentes.

Enquanto o primeiro se refere a quantidade de água que existe na atmosfera, o segundo é a quantidade de poluentes presentes no ar que respiramos, como emissões decorrentes de meios de transporte, processos industriais e fumaças de queimadas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com índices de umidade abaixo de 60% e com o tempo cada vez mais seco — o que agrava a concentração de poluentes —, a qualidade do ar piora e se torna inadequada para o ser humano.

Como melhorar a qualidade do ar em casa?

Apesar de a circulação de ar ser menor dentro de casa do que em lugares abertos, a poluição também afeta os ambientes internos.

Por conta disso, é recomendado que, ao invés de buscar melhorar a qualidade do ar, as pessoas invistam em formas de aumentar a umidade do ar. Para isso, usar umidificadores de ar, pendurar toalhas molhadas pela casa e outras alternativas são válidas. Confira:

1. Use umidificadores de ar

Os umidificadores podem ser ótimos aliados para aumentar a umidade do ar. Eles evaporam a água armazenada em seu reservatório e liberam em forma de pequenas gotículas de água no ar.

Com isso, além de melhorar o ar no ambiente, eles aliviam ressecamentos na pele e mucosas e ajudam com a congestão nasal.

VEJA como a poluição do ar prejudica a saúde respiratória

2. Pendure toalhas molhadas pela casa

Além de tornar o ambiente mais úmido, a toalha molhada vai barrar uma parte da poluição presente na atmosfera do local.

Basta ter o cuidado de substituir a toalha velha por uma nova ou molhá-la novamente sempre que ela estiver seca. Estender as roupas molhadas dentro de casa também é uma alternativa semelhante que pode ajudar.

3. Mantenha portas e janelas fechadas

Para evitar a propagação de ar externo dentro de casa, é importante manter as portas e janelas fechadas, principalmente em áreas muito afetadas por fumaça ou pela emissão de poluentes de carros, por exemplo.

Panos molhados podem ser utilizados para vedar as frestas de portas e janelas, caso seja necessário.

Outra alternativa é abrir janelas e portas que estejam voltadas para ambientes arborizados, uma vez que as árvores ajudam na purificação do ar

Qualidade do ar: qual a pior do mundo? E a melhor? VEJA RANKING

4. Tenha plantas dentro de casa

As plantas são ótimas alternativas para melhorar a umidade do ambiente e deixá-lo menos seco.

Espécies de plantas aquáticas, como o aguapé ou o alface da água, são ideais para esse objetivo, porém, outras espécies como espada de São Jorge, lírio da paz e samambaias também são indicadas.

As aquáticas exigem apenas cinco horas de exposição direta à luz do sol e água fresca, que deve ser trocada a cada cinco dias. Já as demais, não podem ser expostas à luz direta e tem uma rega menos frequente, que varia conforme as necessidades da planta. 

Nim indiano: espécie tradicional da Ásia é comum em Fortaleza, mas apresenta riscos, SAIBA MAIS

5. Mantenha os ambientes sempre limpos

Apesar de não ter uma relação direta com a qualidade do ar, a ausência de limpeza do ambiente pode contribuir para a propagação de partículas de poeira e prejudicar a respiração dos moradores.

Por isso, é recomendado o uso de aspiradores e panos úmidos, além de uma limpeza frequente, visando evitar o acúmulo de poluentes nos móveis e superfícies.