Casuar-do-sul: conheça a ave mais perigosa do mundo
O golpe da espécie pode ser letal devido uma garra afiada de até 12 centímetros que ele possui no pé. Veja tudo sobre o casuar-do-sul
10:40 | Set. 17, 2024
O Parque Birdland, no Reino Unido, ganhou neste ano um filhote de casuar-do-sul, conhecido como a ave mais perigosa do mundo. Foram 25 anos de tentativas de gerar a ave em cativeiro.
Casuar-do-sul não voa e sua genética da espécie se destaca em relação aos outros pássaros, já que é a que mais se assemelha aos dinossauros.
Mas por que a ave é considerada tão perigosa? Veja a seguir tudo sobre os hábitos e características da espécie.
Casuar-do-sul: por que a ave é a mais perigosa do mundo?
O Casuar-do-sul, além de possuir garras muito afiadas, possui no topo de sua cabeça uma estrutura semelhante a um capacete. Ele pode revelar a idade, dominância, ou ser como amortecedor que protege a cabeça enquanto ele avança pelo mato da floresta.
A ave costuma ser comparada a um velociraptor, devido às patas de três dedos e velocidade ao correr, chegando a 50 quilômetros por hora. Os machos da espécie são menores que as fêmeas e são os responsáveis por chocar os ovos e cuidar dos filhotes.
Embora sejam geralmente animais quietos, quando se sentem incomodados, são hábeis em chutar. O golpe pode ser letal devido uma garra afiada de até 12 centímetros que ele possui em um dedo de cada pata.
Casuar-do-sul: do que a ave mais perigosa do mundo se alimenta?
Apesar de ser capaz de dilacerar humanos e animais, a ave, de nome científico Casuarius casuarius, se alimenta prioritariamente de frutos.
O ecossistema acaba sendo beneficiado por isso, já que suas fezes, muitas vezes, se transformam em árvores pelo fato das sementes serem ingeridas inteiras e não serem danificadas na digestão.
LEIA TAMBÉM | Morte de aves mudou polinização de flores do Caribe após furacão, diz estudo
Casuar-do-sul: qual o tamanho da ave mais perigosa do mundo?
Com uma estatura que alcança 1 metro e 80 centímetros, a espécie apenas perde o recorde de tamanho para os avestruzes e para os emus. Ele possui uma média de peso de 76 kg.
Mesmo com o tamanho e a incapacidade de voar, um casuar também pode pular quase 2 metros direto no ar e é capaz de nadar.
Casuar-do-sul: onde a ave mais perigosa do mundo vive?
A espécie habita as florestas tropicais da Nova Guiné e do nordeste da Austrália, mas também podem ser encontradas em ilhas da Indonésia.
O tempo de vida do casuar em cativeiro já ultrapassou os 60 anos e atualmente o casuar-do-sul está em perigo de extinção. A maioria dos censos contabiliza a existência de até 2 mil aves.
Aranha: quais são as mais venenosas e perigosas do mundo? VEJA
Incidentes envolvendo a ave mais perigosa do mundo
Até o momento, existem apenas dois relatos verificados de seres humanos sendo mortos pelo ataque de casuares.
Um acidente que se tornou conhecido envolvendo a espécie aconteceu em 1926, na Austrália, quando um jovem morreu ao ser atacado.
Outro episódio em 2019 envolveu um cativeiro na Flórida, nos Estados Unidos, onde um homem também foi vítima das garras da ave mais perigosa do mundo.
Leia mais