Dia de Nossa Senhora das Dores: história, orações e curiosidades

O dia de Nossa Senhora das Dores é comemorado em 15 de setembro e celebra a vida de Maria; conheça a história, promessas, orações e curiosidades da santa

Nossa Senhora das Dores, Mãe Dolorosa, Mãe de Todos os Homens. Estes são alguns dos nomes dados à Virgem Maria ao longo da história.

O dia de Nossa Senhora das Dores, por sua vez, é comemorado em 15 de setembro e reconhece os sofrimentos que marcaram a trajetória terrestre da Virgem Maria. Conheça a história da santa católica e suas promessas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Qual a história de Nossa Senhora das Dores?

Nossa Senhora das Dores é um dos títulos concedidos à Maria, mãe de Jesus Cristo, pelos católicos.

Conforme a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), a devoção à Nossa Senhora das Dores começou em 1221 na Germânia, atual Alemanha, mas só passou a ser celebrada em 15 de setembro a partir de 1239.

A santa é representada por uma imagem que mostra o seu coração perfurado por sete punhais, que simbolizam as sete dores enfrentadas pela mãe de Jesus durante sua vida terrena.

Qual foi o milagre de Nossa Senhora das Dores?

A data não está atrelada a um milagre específico, mas sim a uma celebração à trajetória de Virgem Maria na terra. Para isso, são considerados sete momentos de sua vida, descritos na Bíblia.

Quais foram as sete dores de Nossa Senhora das Dores?

  • A profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35): Simeão profetizou que uma espada de dor atravessaria seu coração;
  • A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21): Ocasião em que José, Maria e Jesus tem de fugir para o Egito para escapar do Rei Herodes, que procurava matar Jesus;
  • O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas, 2, 41-51): Voltando para Jerusalém em caravanas, Jesus entrou em um templo sem avisar aos pais, que após perceberem o sumiço do menino, o procuraram por três dias;
  • O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31);
  • O sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João, 19, 25-27);
  • Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61);
  • O sepultamento do corpo do filho no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).

Quais as promessas de Nossa Senhora das Dores aos fieis?

Em revelações dadas a Santa Brígida estão listadas sete graças que Nossa Senhora das Dores prometeu a quem rezar a cada dia sete Ave Marias, em homenagem às suas sete dores. Veja abaixo:

  1. Porei a paz em suas famílias.
  2. Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios.
  3. Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nos seus trabalhos.
  4. Conceder-lhes-ei tudo o que me pedirem, contanto que não se oponha à vontade de meu adorável Divino Filho e à santificação de suas almas.
  5. Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida.
  6. Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto de Sua Mãe Santíssima.
  7. Obtive de Meu Filho que, os que propagarem esta devoção (às minhas Lágrimas e Dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhes-ão apagados todos os seus pecados e o Meu filho e Eu seremos a sua eterna consolação e alegria.

Qual é a oração de Nossa Senhora das Dores?

Inicie orando a prece abaixo:

Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores particulares, graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho, pelos méritos de Vossas Dores e lágrimas, a graça...(pedir a graça). Amém.

Em seguida, caso deseje fazer uma oração mais completa, pode-se rezar o Terço das Dores, rezando uma Ave Maria para cada dor.

Como rezar o terço das sete dores?

O terço das dores têm uma prece para cada dor de Maria, intercalando-as com uma Ave Maria. Confira a oração para cada uma delas:

A profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35)

Eu me entristeço por ti, ó Maria Dolorosa, na aflição do teu terno coração diante da profecia do santo e idoso Simeão. Querida Mãe, pelo Vosso coração tão aflito, concede-me a virtude da humildade e o dom do santo temor de Deus.

A fuga para o Egito (Mateus, 2, 13-21)

Sofro por ti, ó Maria Dolorosa, na angústia do teu coração afetuosíssimo durante a fuga para o Egito e a tua permanência lá. Querida Mãe, pelo Vosso coração tão perturbado, obtende-me a virtude da generosidade, especialmente para com os pobres, e o dom da piedade.

O desaparecimento do Menino Jesus (Lucas, 2, 41-51)

Eu sofro por ti, ó Maria Dolorosa, naquelas angústias que tentaram o teu coração perturbado pela perda do teu querido Jesus. Querida Mãe, com o Vosso coração tão cheio de angústia, concede-me a virtude da castidade e o dom da ciência.

O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31)

Eu sofro por ti, ó Maria Dolorosa, na consternação do teu coração ao encontrar Jesus carregando a sua Cruz. Querida Mãe, pelo Vosso coração tão atribulado, concede-me a virtude da paciência e o dom da fortaleza.

O sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João, 19, 25-27)

Sofro por ti, Maria, dolorosíssima, pelo martírio que o teu coração generoso suportou ao estar junto de Jesus na Sua agonia. Querida Mãe, pelo Vosso coração aflito, concede-me a virtude da temperança e o dom do conselho.

Maria recebe o corpo do filho (Mateus, 27, 55-61)

Sofro por ti, ó Maria Dolorosa, na ferida do teu coração compassivo, quando o lado de Jesus foi atingido pela lança e o Seu Coração foi transpassado antes de o Seu corpo ser retirado da Cruz. Querida Mãe, com o Vosso coração assim transfixado, obtende-me a virtude da caridade fraterna e o dom da compreensão.

O sepultamento do corpo de Jesus (Lucas, 23, 55-56)

Sofro por ti, ó Maria Dolorosa, pelas dores que dilaceraram o teu amantíssimo coração no enterro de Jesus. Querida Mãe, com o Vosso coração mergulhado na amargura da desolação, concede-me a virtude da diligência e o dom da sabedoria.

Rogai por nós, Virgem Dolorosa, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Fonte: Hallow

Curiosidades sobre Nossa Senhora das Dores

A santa, padroeira da cidade de Caruaru, em Pernambuco, reúne uma série de fatos curiosos ao seu redor. Confira alguns:

Pietá de Michelangelo

Criada em 1499 por Michelangelo, a escultura traz a imagem de Nossa Senhora das Dores segurando o corpo de Jesus.

A obra de influência renascentista é ainda a única que traz a assinatura do autor, gravado na faixa que atravessa o peito de Maria. Pietá de Michelangelo está exposta na Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália.

Outros títulos de Maria

Além de Nossa Senhora das Dores, Maria é cultuada sob outras perspectivas. Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora de Guadalupe são alguns dos títulos mais populares da mãe de Jesus. Conheça a ocasião que gerou cada um deles:

Aparecida

Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida ganhou esse título em 1717, após os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso pescarem a imagem de Nossa Senhora no rio.

Na ocasião, os pescadores estavam no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Sem sucesso na pescaria, eles oraram à Virgem Maria para que ela os ajudasse. Após pescarem a imagem da santa, cardumes de peixes começaram a surgir nas águas.

LEIA MAIS | Nossa Senhora Aparecida: saiba tudo sobre a padroeira do Brasil

Fátima

O título foi dado a Maria após suas aparições aos Pastorinhos em 13 de maio de 1917, onde apareceu às crianças na Cova da Iria - na cidade de Fátima, em Portugal - durante seis meses seguidos, no mesmo dia 13 e na mesma hora.

Por isso, o dia de Nossa Senhora de Fátima é celebrado em 13 de maio. No entanto, muitos de seus devotos cultuam a santa, religiosamente, todo dia 13. 

CONFIRA | 5 orações para o Dia de Nossa Senhora de Fátima

Guadalupe

Padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe, é celebrada no dia 12 de dezembro, dia em que a Virgem Maria pediu a Juan Diego que fosse até a colina recolher rosas para colocar em seu manto, como uma prova das aparições de Maria ao Arcebispo Dom Juan.

Nossa Senhora de Guadalupe é tida como a santa protetora das famílias e das Américas.

VEJA TAMBÉM | 3 orações para o dia de Nossa Senhora de Guadalupe

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

espiritualidade igreja católica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar