Sexta-feira 13 é dia de azar? Veja história real da data e lendas
A sexta-feira 13, marcada por superstições e lendas, tem raízes em diferentes culturas, como o Cristianismo e a mitologia nórdica, causando temor até hojeAcontecerá neste 13 de setembro uma data cheia de superstições: a famosa sexta-feira 13. O dia é amplamente conhecido, desde o cinema, com Jason Voorhees, até diversas áreas do Cristianismo.
Acredita-se que Judas, o apóstolo que traiu Jesus, foi o 13º convidado a sentar-se à mesa na Última Ceia. Até hoje, é considerado azar ter 13 pessoas à mesa de jantar, e algumas podem até colocar um ursinho de pelúcia para aumentar o número de "convidados" para 14.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Superstições curiosas dos atletas nas Olimpíadas de 2024; VEJA
Na mitologia nórdica, um banquete dos deuses foi arruinado pelo 13º convidado, Loki, que fez o mundo mergulhar na escuridão.
Embora seja uma data comum e possa ocorrer até três vezes em um mesmo ano, as superstições e lendas sobre a sexta-feira 13 ainda persistem. Em 2024, essa coincidência entre o dia 13 do mês e uma sexta-feira ocorrerá nos meses de setembro e dezembro.
Sexta-feira 13: fobia de sexta-feira 13
A combinação de sexta-feira com o número 13 como um dia de azar parece ser uma tradição relativamente recente — com cerca de 100 anos.
Existe até uma palavra específica para o medo da sexta-feira 13: paraskevidekatriaphobia. A palavra, de origem grega, se divide assim: paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13).
Esse medo é considerado uma subcategoria de fobia específica, que é o medo intenso e desproporcional de uma situação ou objeto específico. De acordo com a NBC News, essa fobia afeta cerca de 17 a 21 milhões de pessoas.
Para tratar a triskaidekafobia — medo do número 13 — ou a paraskevidekatriaphobia, o tratamento mais comum é a terapia cognitivo-comportamental (TCC).
Sexta-feira 13: significados em diferentes vertentes
Veja como diferentes tradições interpretam a chegada da sexta-feira 13.
Cristianismo
Considerada um prenúncio de má sorte, a sexta-feira 13 é amplamente mal compreendida. Não há uma resposta clara sobre o motivo para a data provocar tanto terror, mas acredita-se que a tradição remonta à mitologia cristã antiga.
Alguns dizem que a sexta-feira 13 é azarada porque foi o dia em que Jesus foi crucificado, e o número 13 representa o número de pessoas na Última Ceia, com Judas, o traidor, sendo o 13º convidado.
A imperfeição do número 13 também é ligada às várias referências ao número 12 na Bíblia (12 tribos de Israel e 12 discípulos, considerado o número “perfeito”). Assim, o número 13 destoaria do projeto de Deus.
Ainda dentro do pensamento cristão, existe a teoria de que Adão e Eva teriam comido o fruto proibido em uma sexta-feira, e que Caim teria matado Abel nesse mesmo dia da semana.
Mitologia nórdica
Alguns historiadores atribuem a origem da superstição à mitologia nórdica, quando Loki, o deus da travessura, invadiu um banquete em Valhalla, elevando o número de deuses no evento para 13. Loki então enganou um dos deuses para matar seu irmão Balder, o deus da luz e da bondade.
Outra hipótese relaciona a sexta-feira 13 à deusa da fertilidade Frigga, esposa de Odin. Para forçar a conversão dos bárbaros, a Igreja Católica teria “demonizado” Frigga. Segundo a lenda, ela, o demônio e outras onze bruxas saíam toda sexta-feira para rogar pragas contra a humanidade.
Na Finlândia, para conscientizar sobre a segurança no trânsito, a sexta-feira 13 de cada ano foi escolhida como o Dia Nacional do Acidente, pois, estatisticamente, ocorre pelo menos um acidente na data. A campanha foi iniciada em 1995.
Mídia
Obras literárias como Friday, the Thirteenth (1907), de Thomas W. Lawson, também ajudaram a popularizar a superstição em torno da sexta-feira 13.
Outro exemplo é o filme Sexta-Feira 13 (1980), que conta a história de um serial killer chamado Jason Voorhees que aterroriza um acampamento, matando diversas pessoas. Embora seja o vilão da franquia, Jason e sua figura sombria tornaram-se icônicos no cinema.
Sexta-feira 13: asteroide pode colidir com a Terra na data
O asteroide chamado Apophis, que já foi considerado uma ameaça de colisão com a Terra, passará perto do planeta em 2029. Esse sobrevoo pode causar sérios danos, pois o asteroide tem cerca de 340 metros de diâmetro.
Missão da SpaceX decola para primeira caminhada espacial comercial; CONFIRA
O Apophis chegará a aproximadamente 32 mil km da Terra na sexta-feira, 13 de abril de 2029. O Space.com informou que o asteroide estará dez vezes mais perto da Terra do que a Lua e será visível a olho nu em algumas partes do mundo.
Sexta-feira 13: o medo por outros números
Na Itália, o número 17 é visto como azarado, levando à uma mudança de planos. Na Grécia, Espanha e México, o dia “azarado” não é a sexta-feira 13, mas a terça-feira 13.
Na China, o número 4 é considerado extremamente azarado, pois é quase homófono da palavra “morte”.