Asgabate: a cidade do Turcomenistão onde só é permitido carros brancos

Os moradores foram surpreendidos com a decisão do presidente do país em 2015; conheça história

19:02 | Set. 13, 2024

Por: Antoyles Batista
Tráfego de baixa intensidade de Ashgabat em estradas com arranha-céus de mármore branco ao fundo (foto: Adobe Stock)

Se um dia você resolver visitar Asgabate, capital do Turcomenistão, não se assuste caso veja apenas carros brancos pelas ruas. É que desde 2015 existe uma lei que proíbe automóveis de outras cores. O motivo? contamos a seguir.

Asgabate, o lugar em questão, está situado na Ásia Central e ficou conhecido como “A Cidade do Mármore Branco”, por conter a maior concentração de mármore branco em construções do mundo, segundo o Guinness World Records. A cidade também também é conhecida por causa da cratera chamada de “Portão do Inferno”, que pega fogo há 50 anos. 

Por que cidade do Turcomenistão proibiu carros que não fossem brancos

Tudo começou em 2015, quando o ex-presidente, Gurbanguly Berdymukhammedov, à época, proibiu a importação de carros pretos em todo o território nacional. No entanto, foi em 2018 que os moradores da capital foram surpreendidos com uma decisão para lá de curiosa: carros que não fossem da cor brancas seriam impedidos de circular nas ruas. 

Segundo o jornal El País, as autoridades começaram a recolher carros que não estivesse no padrão estabelecido pela nova lei, e quando os donos dos automóveis iam buscá-los, tinham que assinar um termo concordando em mudar a cor do carro.

Leia mais | "Portão do Inferno", a cratera na Ásia que pega fogo há 50 anos

A marca do veículo ou o modelo ficava a critério do dono, enquanto a pintura só poderia ser no máximo prateada. Seja coincidência ou não, o branco era a cor preferida do ditador.

Teorias diziam que ex-presidente do Turcomenistão proibiu carros que não fossem brancos por "superstição"

Diversas teorias foram levantadas na época sobre o motivo que teria levado Gurbanguly a tomar essa decisão. Uma delas dizia que se tratava de superstição por parte do ditador, para “trazer boa sorte”.  A outra teria sido a de que a cor deixava Asgabate mais “estética”.

O governo turcomeno chegou a ser questionado sobre a decisão - que não teve um aviso formal - e a explicação sobre o banimento das outras cores acontecia porque o calor excessivo do país estragava a cor dos carros escuros.

A lei era rígida e os moradores que não obedecessem à regra estavam sujeitos a multas. Por causa da alta demanda, o preço da pintura nos veículos aumentou consideravelmente.

Gurbanguly Berdymukhammedov, que esteve no poder desde 2006, terminou seu mandato em 2022 e foi sucedido pelo seu filho, Serdar Berdimuhamedow, o atual presidente. A lei que determina o uso exclusivo de carros brancos na cidade ainda está em vigor

O presidente do país,Gurbanguly Berdymukhammedov, também conhecido por causa da cratera chamada de “Portão do Inferno”, que pega fogo há 50 anos, esteve no poder entre 2006 a 2022.

Confira outras notícias relacionadas: