Dia da Natividade de Nossa Senhora: veja origem, curiosidades e mais
A festa honra o nascimento da mãe de Jesus e é uma das três "natividades" no calendário católico. Veja a seguir história, curiosidades e oração para a data
00:30 | Set. 08, 2024
Dia 8 de setembro é celebrado a memória litúrgica da Natividade de Nossa Senhora. A festa é uma das celebrações marianas mais antigas do calendário cristão e honra o nascimento da Virgem Maria.
A tradição diz que Maria nasceu de pais estéreis que passaram a vida pedindo a Deus a graça de gerar um filho. Veja a seguir história, curiosidades e oração para celebrar a data.
Natividade de Nossa Senhora: história da data
Acredita-se que a sua origem esteja ligada à festa da dedicação de uma igreja à Maria, em Jerusalém, no século IV: a basílica de Santa Ana. Segundo a tradição, o local era a casa dos pais de Maria, Joaquim e Ana, e onde nasceu a Virgem.
A festa honra o nascimento de Maria, mãe de Jesus, e é uma das três “natividades” no calendário católico. Além delas, celebra-se apenas o nascimento de Jesus e de São João Batista.
CONFIRA TAMBÉM | O POVO+ lança filme sobre mulheres santificadas no Ceará
Milagre de Nossa Senhora da Natividade
A tradição diz que Maria nasceu de pais estéreis que passaram a vida pedindo a Deus a graça de gerar um filho. As súplicas foram então atendidas e eles deram à luz a Mãe de Jesus.
Apesar disso, não existe um capítulo da bíblia dedicado à vida de Nossa Senhora. Só há referências à Virgem Maria quando se trata de ressaltar algum fato que diga respeito ao seu filho, Jesus.
Celebração da Nossa Senhora da Natividade
A Natividade de Nossa Senhora é celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a solenidade da Imaculada Conceição — em 8 de dezembro do ano anterior.
Essas duas festas marianas estão interligadas. Enquanto a Natividade comemora o nascimento, a Imaculada Conceição celebra a concepção de Maria sem o pecado original.
Visões de Maria, estátuas que choram; VEJA novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural
Nossa Senhora da Natividade é padroeira de onde?
No Brasil, ela é a padroeira de Tocantins. No estado, o nome da cidade mais antiga é Natividade, local onde a festa começou a ser celebrada.
Na região, as Igrejas católicas celebram a data fazendo novena, missas, batizados, festejos, entre outras atividades.
Oração a Nossa Senhora da Natividade
“Oh! Maria Santíssima! Eleita e destinada ao eterno pela augustíssima Trindade para Mãe do Unigênito Filho do Pai, anunciada pelos profetas, esperada dos Patriarcas e desejada de todas as gentes. Sacrário e templo vivo do Espírito Santo, sol sem mancha, porque fostes concebida sem pecado original.
Senhora do céu e da terra, Rainha dos anjos, nós, humildemente prostrados, veneramo-vos e nos alegramos da solene comemoração anual de vosso felicíssimo nascimento.
Do mais íntimo de nosso coração, suplicamo-vos que vos digneis benigna vir a nascer espiritualmente em nossas almas, para que, cativadas estas por vossa amabilidade e doçura, vivam sempre unidas a vosso dulcíssimo e amabilíssimo coração.”