Dia de Madre Teresa de Calcutá: história, feitos e orações à Santa

Madre Teresa construiu orfanatos, hospitais e escolas, além de ter fundado a entidade Missionárias da Caridade. Conheça a história e os feitos da Santa

O dia de Madre Teresa de Calcutá, comemorado em 5 de setembro, celebra os feitos daquela que ficou conhecida como “Santa da Sarjeta”, nome que ganhou por ajudar os mais pobres na região de Calcutá, na Índia.

Em sua vida, Madre Teresa construiu orfanatos, hospitais, casas de acolhimento, escolas e colônias para pessoas com hanseníase, além de ter fundado a Congregação Missionárias da Caridade. Conheça a história da Santa católica e seus principais feitos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

SAIBA MAIS | Dia de Santa Mônica: história, curiosidades e oração 

Quem foi Madre Teresa de Calcutá?

Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, de etnia albanesa, nasceu em 26 de agosto de 1910 na atual Macedônia do Norte.

Sua caminhada na fé começou aos 18 anos, quando entrou para o Instituto da Bem-Aventurada Virgem Maria, também conhecido como convento das Irmãs de Loreto, em Dublin, na Irlanda. Lá, recebeu as orientações e o treinamento necessário para começar a trabalhar em missões ao redor do mundo. 

Madre Teresa só saiu do convento em 1946, quando passou a viver entre os pobres e doentes da cidade de Calcutá. Para isso, aprendeu cuidados médicos básicos com as enfermeiras da organização Irmãs da Missão Médica, na cidade de Pátma. 

No começo, as condições eram precárias e não haviam muitas pessoas engajadas na causa. Porém, com o passar do tempo e com as doações das pessoas, Teresa fundou sua própria ordem de freiras, denominada Missionárias da Caridade, e intensificou os trabalhos em Calcutá.

Por que pessoas são consideradas santas mesmo sem reconhecimento oficial da Igreja? ENTENDA

Em 1952, abriu a casa de repouso para pessoas doentes e em situação de rua que, segundo historiadores, oferecia comida, roupas e cuidados básicos de higiene àqueles que precisavam.

Em 1960, a situação de exclusão social enfrentada pelos portadores de hanseníase, doença conhecida na época como lepra, chamou a atenção da Madre. A religiosa então fundou a colônia Shanti Nagar, que significa "Lugar de Paz", onde as pessoas viviam e trabalhavam longe de preconceitos.

A partir dos anos 60, suas instituições de caridade alcançaram outras cidades indianas, como Délhi, Ranchi e Jhansi, e se espalharam por todo o mundo nas décadas seguintes.

Após uma vida dedicada à causa humanitária, percorrendo o mundo com sua Congregação Missionárias da Caridade, Madre Teresa morreu em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos, vítima de uma parada cardíaca. 

Atualmente, sua Congregação atua em 132 países e conta com mais de quatro mil voluntários. 

O que dizia Madre Teresa de Calcutá?

Defensora da paz e da empatia, suas falas eram sempre marcadas por ambas as características. Confira algumas citações da freira:

  • “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado”
  • “A falta de amor é a maior de todas as pobrezas”
  • “Não espere pelos líderes. Faça sozinho, de pessoa para pessoa”
  • “Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos no fazer. Não é quanto nós damos, mas quanto amor colocamos na doação.”

Seu trabalho humanitário resultou ainda em uma série de prêmios, sendo o principal deles o Prêmio Nobel da Paz de 1979.

Fieis se despedem das relíquias de Santa Teresinha, em Fortaleza; CONFIRA

Qual foi o milagre de Madre Teresa?

A beatificação de Madre Teresa, realizada pelo Papa João Paulo II em 2003, foi baseada na cura de uma mulher em Bangladesh, Monica Besra, que sofria de um tumor abdominal. Acredita-se que ela orou à Madre Teresa e foi curada após colocar uma foto da freira sob o tumor.

O caso aconteceu em 1998, mas só foi considerado um milagre de Madre Teresa em 2003. 

Outro milagre atribuído à Madre Teresa envolveu o brasileiro Marcílio Haddad Andrino, cuja cura foi reconhecida para a canonização de Teresa como Santa em 2016.

Em 2008, Marcílio foi diagnosticado com hidrocefalia e com uma inflamação rara que gera múltiplos tumores no cérebro. Na véspera da cirurgia, ele e sua esposa afirmam terem orado pedindo um milagre de cura para a Santa.

No dia seguinte, o brasileiro acordou sem dores e, por isso, os médicos decidiram adiar o procedimento. Alguns dias depois, uma avaliação médica constatou o desaparecimento da hidrocefalia e dos abscessos.

Marcílio e sua família participaram da cerimônia de canonização de Madre Teresa de Calcutá em 2016, na Praça de São Pedro, em Roma.

Menina Benigna: VEJA quem foi a primeira beata do Ceará

Madre Teresa: críticas e controvérsias

Madre Teresa foi alvo de críticas em vida e após a morte. Segundo a BBC, as críticas envolvem o tratamento dedicado aos doentes acolhidos em suas casas e a higiene do local, além de seu posicionamento político.

Outros também questionam os milagres atribuídos à santa e o destino do dinheiro arrecadado pela instituição gerida por ela.

No livro “A Posição Missionária: Madre Teresa em teoria e prática”, o autor britânico Christopher Hitchens descreve a freira como "uma fundamentalista religiosa, uma agente política", além de se referir a ela como “amiga de ditadores”.

Já o cubano Hemley Gonzalez entrou para a lista de críticos após deixar sua vida em Miami para se dedicar à causa missionária na congregação de Madre Teresa.

Gonzalez disse que a organização de Madre Teresa era contra o controle de natalidade e a modernização de equipamentos, além de outras iniciativas que, segundo ele, visam a solução de problemas causados pela pobreza.

Ainda de acordo com ele, esse posicionamento “faz Madre Teresa não ser 'amiga dos pobres', como dizem, mas uma pessoa que promove a pobreza".

As críticas, no entanto, não abalam seus fiéis, que, espalhados em todo o mundo, acreditam fielmente no poder e bondade da Santa.

Madre Teresa de Calcutá: orações 

Veja uma seleção de três orações para Madre Teresa de Calcutá.

Prece à Madre Teresa

O livro "Prayer to Mother Teresa of Calcutta" ("Oração para Madre Teresa de Calcutá", em tradução livre) oferece a seguinte oração aos fiéis: 

"Bendita Teresa, madre que prometeu levar continuamente a luz do amor àqueles que estão na terra! Ore por nós que também desejamos satisfazer a sede de Jesus amando-o ardentemente, dividindo os seus sofrimentos alegremente, e servindo-o do fundo do coração, servindo a nossos irmãos e irmãs, especialmente aqueles que não são amados ou queridos."

Oração a Santa Teresa

A comunidade católica brasileira Canção Nova também indica mais uma prece à santa a seguir: 

"Mantenha seus olhos puros para que Jesus possa olhar através deles. Mantenha sua língua pura para que Jesus possa falar por sua boca. Mantenha suas mãos puras para que Jesus possa trabalhar com suas mãos. Mantenha sua mente pura para que Jesus possa pensar seus pensamentos em sua mente. Mantenha seu coração puro para que Jesus possa amar com seu coração. Peça a Jesus para viver sua própria vida em você porque: ele é a verdade da humildade; ele é a luz da caridade; ele é a vida da santidade."

Oração de Teresa de Calcutá para qualquer necessidade

A Paróquia Porciúncula de Sant'Ana, em Niterói (RJ), também apresenta uma oração voltada às necessidades dos fiéis:

“Senhor, quando eu tiver fome, dá-me alguém que necessite de comida.

"Quando tiver sede, dá-me alguém que precise de água.

"Quando sentir frio, dá-me alguém que necessite de calor.

"Quando tiver um aborrecimento, dá-me alguém que necessite de consolo.

"Quando minha cruz parecer pesada, deixa-me compartilhar a cruz do outro.

"Quando me achar pobre, põe ao meu lado alguém necessitado.

"Quanto não tiver tempo, dá-me alguém que precise de alguns dos meus minutos.

"Quando sofrer humilhação, dá-me ocasião para elogiar alguém.

"Quando estiver desanimada, dá-me alguém para lhe dar novo ânimo.

"Quando sentir a necessidade da compreensão dos outros, dá-me alguém que necessite da minha.

"Quando sentir necessidade de que cuidem de mim, dá-me alguém que eu tenha de atender.

"Quando pensar em mim mesma, volta minha atenção para outra pessoa.

"Torna-nos dignos, Senhor, de servir nossos irmãos que vivem e morrem pobres e com fome no mundo de hoje.

"Dá-lhes, através das nossas mãos, o pão de cada dia e dá-lhes, graças ao nosso amor compassivo, a paz e a alegria.”

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar