Asteroide ilumina noite nas Filipinas e 'hipnotiza' moradores; vídeo
Um asteroide, identificado como 2024 RW1, entrou na atmosfera sobre as Filipinas, criando uma bola de fogo visível, mas sem causar perigo; veja vídeo
19:23 | Set. 05, 2024
Um pequeno asteroide, com aproximadamente 1 metro de diâmetro, atingiu a atmosfera da Terra nessa quarta-feira, 4, na região de Lal-lo, Cagayan, nas Filipinas. Apesar do seu tamanho reduzido, ele foi claramente visível, sendo comparado a uma 'bola de fogo' - veja vídeo ao final do texto.
O asteroide queimou inofensivamente na atmosfera terrestre sobre as Filipinas, criando uma cauda brilhante semelhante a um raio.
Ele foi designado como 2024 RW1, e sua primeira observação foi feita por astrônomos do Catalina Sky Survey, no Arizona, um programa financiado pela Nasa dedicado ao rastreamento de objetos próximos à Terra.
Asteroide é detectado horas antes de atingir a Terra; CONFIRA
A rocha espacial entrou na atmosfera terrestre por volta das 16h46min (no horário local), desintegrando-se sobre o Oceano Pacífico, próximo à Ilha de Luzon, nas Filipinas.
Apesar de seu pequeno tamanho, a incandescência do asteroide criou uma bola de fogo brilhante, que pode ser visto da costa leste das Filipinas.
O empresário Allan Madelar disse à AFP que esperou uma hora em Cagayan para assistir ao meteoro com um amigo. "Foi hipnotizante, a cor era linda. O céu passou de preto para azul-esverdeado, para laranja e preto novamente", disse ele.
Este evento marca apenas a nona vez na história que um asteroide foi detectado antes do impacto, destacando a eficácia dos sistemas de defesa planetária. Asteroides desse porte geralmente se aproximam da Terra a cada duas semanas, sem representar qualquer perigo.
Asteroides em direção à Terra: mudanças nos céus
Marcos recentes neste campo incluem a missão da Nasa, que alterou com sucesso a trajetória de um sistema duplo de asteroides em 2022.
Como parte de seu foco contínuo na defesa planetária, a Nasa está desenvolvendo o NEO Surveyor, um telescópio infravermelho avançado projetado para aprimorar a capacidade de detectar e rastrear objetos próximos à Terra que possam representar perigo.
Sonda espacial Ramses se aproximará de asteroide que passará perto da Terra em 2029; VEJA
Além disso, a China anunciou planos de lançar sua própria missão de deflexão de asteroides até 2030, reforçando ainda mais os esforços globais para proteger o planeta de impactos cósmicos.
Meteoro cruza o céu durante show no Ceará
Em julho deste ano, um fenômeno de luzes iluminando o céu foi registrado em cidades do Ceará. O episódio ocorreu durante um show da cantora Simone Mendes, na cidade de Tamboril (Sertão dos Crateús).
Filmagens da performance capturaram o momento em que um meteoro cruzou o céu de forma bastante visível. Após o show, Simone Mendes comentou sobre o ocorrido nas redes sociais:
"Deu o clarão, mas foi rápido. Achei que fosse um raio, sei lá. Essa aqui viu e falou com todo mundo (referindo-se a uma amiga). Ainda bem que a internet está aí."