Por que baleia encontrada morta era apontada como 'espiã russa'?

A baleia beluga Hvaldimir, apontada como 'espiã russa', foi encontrada morta na Noruega. Especialistas examinarão seu corpo para descobrir a causa

Uma baleia apelidada de Hvaldimir, que ficou famosa após ser encontrada em 2019 com um cinto de segurança que gerou rumores de que poderia ser uma 'espiã russa', foi encontrada morta.

A emissora pública norueguesa NFK relatou que o corpo da baleia foi encontrado flutuando em um porto ao sul da Noruega, no último sábado, 31. O avistamento foi feito por um pai e seu filho que estavam próximos ao local.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Reino Unido e EUA alertam sobre campanha de espionagem da Coreia do Norte; SAIBA MAIS

Hvaldimir era uma baleia da espécie beluga branca e tinha por volta de 4,2 metros e 1.227 quilos. Ela teve que ser retirada da água por meio de um guindaste. Seu corpo será examinado em um porto próximo por especialistas. No momento, não parece haver nenhuma causa de morte.

As baleias beluga podem viver até 90 anos na natureza, e estimativas sugerem que Hvaldimir tinha apenas 15 anos quando morreu.

Baleia encontrada morta: com surgiu a suspeita que ela seria 'espiã russa'

Hvaldimir foi visto pela primeira vez perto de uma ilha norueguesa chamada Ingoya em abril de 2019. Ela usava uma espécie de arnês - um cinto com suporte para uma pequena câmera.

No equipamento em que a baleia estava, dizia-se “Equipamento São Petersburgo”, gerando rumores de que era uma baleia 'espiã russa'.

O uso militar de animais marinhos é algo bem documentado ao longo dos anos, mas Moscou nunca reivindicou Hvaldimir.

Rússia condena jornalista americano Evan Gershkovich a 16 anos de prisão; ENTENDA

A simpática beluga se tornou uma presença constante nas águas da Noruega, e sua resposta a sinais de interações humanas levou os especialistas a acreditarem que ela poderia ser uma espécie de baleia terapêutica.

'Espiã russa': nome da baleia encontrada morta é uma homenagem a Putin

Pela suspeita de pertencer ao exército russo, ela recebeu um nome que homenageia o atual presidente da Rússia, Vladimir Putin. Seu nome, Hvaldimir, é uma combinação da palavra norueguesa para baleia - hval - e o primeiro nome do presidente Putin, Vladimir.

A instituição de caridade Marine Mind, sediada na Noruega, acredita que a baleia entrou na Noruega cruzando águas russas, onde se presume que ela foi mantida em cativeiro.

"Hvaldimir não era apenas uma baleia beluga; ele era um farol de esperança, um símbolo de conexão e um lembrete do profundo vínculo entre os humanos e o mundo natural", disse a Marine Mind em um comunicado após a morte de Hvaldimir.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vladimir Putin Rússia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar