Dia de Santa Mônica: história, curiosidades, oração e mais
Santa Mônica é mãe de Santo Agostinho e considerada a Padroeira das Mães Cristãs por dedicar-se à conversão do filho. Veja oração e mais sobre a SantaA Igreja celebra a Solenidade de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho e Padroeira das Mães Cristãs, em 27 de agosto (27/08). Ela foi mãe de três filhos e viveu um casamento difícil ao longo de sua vida.
Santa Mônica foi canonizada pelo Papa Alexandre lll, por ser a responsável pela conversão de Agostinho, ensinado a fé cristã, a moral e a mansidão. Veja a seguir história, curiosidades e oração da Santa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Dia de Santa Mônica: história e conversão do marido
Mônica nasceu em Tagaste, no norte da África, no ano 331, em uma família cristã. Desde muito cedo, dedicou sua vida a ajudar os menos afortunados, aos quais frequentemente levava conforto através das palavras de Deus.
Patrício, seu marido, era um homem pagão, violento e rude que a maltratava. Mônica encontrou conforto nas orações, conseguindo convertê-lo e ele foi batizado um ano antes de sua morte.
Nossa Senhora da Assunção: ENTENDA a devoção à santa
Santa Mônica, a mãe de Agostinho
Tornando-se viúva aos 39 anos, ela administrou os bens da família, dedicando-se à sua prole. Ela teve três filhos: Agostinho, Navígio e Perpétua.
Agostinho lhe causava amarguras e lágrimas, pois ele tinha vícios e vivia uma vida de pecado segundo crenças da igreja. Os problemas do filho a causaram grande sofrimento e Santa Mônica redobrava suas orações por ele.
Devota e dedicada, ela finalmente teve suas súplicas atendidas. Após décadas de vida desregrada, seu filho converteu-se ao cristianismo. Ele se tornou um mestre em teologia e é um dos grandes símbolos para o catolicismo até hoje.
Qual foi o milagre de Santa Mônica?
Mônica foi canonizada não por operar milagres, mas sim por ser a responsável pela conversão de seu filho através da oração. Portanto, a padroeira das mães cristãs ensina a não desistir da conversão da família.
O POVO+ | Reportagem Seriada: Ela não queria ser santa
Onde Santa Mônica foi enterrada?
Após ver que suas súplicas foram atendidas, Santa Mônica cumpriu sua missão na Terra e acabou falecendo com cerca de 56 anos, conforme o livro “Confissões” de Santo Agostinho. O livro também narra intensos diálogos espirituais entre os dois.
Durante séculos, o corpo da Santa foi venerado na Igreja de Santa Áurea de Ostia, na Itália. Em 1430, as relíquias Mônica foram trasladadas para a Igreja de Santo Agostinho, em Roma, e colocadas em um sarcófago artístico esculpido por Isaías da Pisa.
VEJA TAMBÉM | Oração à Santa Imaculada Conceição para pedir graça
Dia de Santa Mônica: oração
“Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas alcançastes de Deus a conversão de vosso filho transviado, depois santo (Santo Agostinho).
Olhai para o meu coração, amargurado pelo comportamento do meu filho desobediente, rebelde e inconformado, que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a família.
Que vossas orações se juntem com as minhas, para comover o bom Deus, a fim de que Ele faça meu filho entrar em si e voltar ao bom caminho.
Santa Mônica fazei que o Pai do Céu chame de volta à casa paterna o filho pródigo. Dai-me esta alegria, eu serei sempre agradecido(a).
Santo Agostinho rogai por nós
Santa Mônica atendei-me. Amém”