Dia Mundial do Cachorro: conheça os 9 cães mais famosos da ficção
O Dia Mundial do Cachorro celebra os cães, desde os ícones da cultura pop até os nossos fiéis companheiros, ressaltando sua importância em diversas vidasMuitas vezes considerados o "melhor amigo do homem", os cachorros têm um dia próprio para si. Essa data foi definida mundialmente como 26 de agosto, nesta segunda-feira.
Populares em inúmeros meios de mídia, muitos são os casos de cachorros que ganharam notoriedade por suas participações. Os cães famosos na ficção não apenas oferecem a chance de ver uma coleção de adoráveis caninos na tela, mas também proporcionam risadas, emoções e momentos dramáticos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Alain Delon queria ser enterrado com cachorro de estimação. Mas família salva o animal; ENTENDA
Produções populares, como desenhos animados, abordam diversas temáticas engraçadas, podendo incluir até dramas com finais bastante tristes e até mesmo terror, baseado em obras do escritor Stephen King.
Conheça alguns dos cães mais populares em todos os tipos de mídia.
Dia Mundial do Cachorro: cães populares
Scooby-Doo
Não há como começar uma lista de cachorros populares sem citar o mais famoso entre eles. Scooby-Doo é o protagonista canino falante de vários programas de televisão, começando na década de 60 com 'Scooby-Doo, Cadê Você?', que foi ao ar originalmente na CBS em 1969.
O sucesso da série animada resultou em várias décadas de aventuras protagonizadas pelo dogue alemão mais famoso dos desenhos animados e um grupo de jovens adultos conhecido como Mistério S.A.
Entre os membros, Scooby-Doo quase sempre forma uma dupla com Salsicha; as travessuras constantes da dupla e a forte lealdade mútua ajudaram a elevar a fama de Scooby-Doo a alturas incríveis.
Messi
Se Scooby é o cachorro mais popular da história, em 2023 esse título foi realocado para o cão Messi. Da raça Border Collie, o animal roubou a cena do indicado ao Oscar de melhor filme, Anatomia de uma Queda.
No filme, Messi protagoniza uma cena essencial para a resolução da trama e precisou treinar por dois meses para conseguir fazer a atuação específica. A cena em que o cachorro Messi atua ajuda a construir o caso no tribunal, com o relato do filho sobre um possível suicídio por parte do pai da família.
Para interpretá-la com perfeição, o Border Collie passou por um intenso treinamento em que precisava se fingir de morto, espumar pela boca e depois permanecer parado em meio à pessoas gritando e passando por perto.
Com essa atuação primordial, a popularidade do cão aumentou graças às indicações do filme em que participou e sua presença nesses eventos. O destaque foi o almoço dos indicados ao Oscar, onde um clipe viral de Ryan Gosling mostra o fascínio de Messi pela multidão.
“O grande momento foi com Billie Eilish, que se uniu a Messi por quase 10 minutos”, disse Laura Martin, tutora de Messi.
Cannes 2024: cachorro Messi, de Anatomia de uma Queda, entrevistará artistas no Festival; RELEMBRE
Marley
"Marley & Eu” é o filme de cachorro por excelência, e por um bom motivo. Esta comédia alegre encapsula tudo o que há de especial no melhor amigo do homem.
Jennifer Aniston e Owen Wilson interpretam um casal recém-casado, John e Jenny Grogan, que decidem adotar um filhote de labrador amarelo, a quem chamam de Marley.
Desde o início, Marley é uma bola de energia e, à medida que cresce, também cresce sua veia travessa. Seu mau comportamento varia de destruir móveis a ser expulso da escola de obediência, levando Marley a ser (carinhosamente) apelidado de “o pior cachorro do mundo”.
Mas ele também se torna um membro-chave da família Grogan e, ao longo dos anos, atua como um companheiro confiável enquanto John e Jenny navegam por suas carreiras, criam filhos e envelhecem.
Snoopy
Snoopy é certamente um dos cães de desenho animado mais famosos da história. Este Beagle do clássico Peanuts (no Brasil também conhecido como Minduim) pode não falar, mas sua presença diz muito.
Ele está presente na maioria dos desenhos animados Peanuts; e sempre que aparece em cena, Snoopy rouba o protagonismo.
Cujo
Cujo é famoso por um motivo muito diferente dos outros cães desta lista. Sim, ele é icônico, mas também é assustador. Infelizmente, Cujo foi vítima da picada de um morcego e, na trama, se transformou em um animal apavorante, tendo sido a fonte de pesadelos para muitos ao longo dos anos.
O filme é baseado em uma obra do autor Stephen King. Publicado em 1981, Cujo segue vários personagens interligados, mas foca principalmente em um São Bernardo gigante. O pobre cachorrinho acaba sendo mordido por um morcego e contrai um caso de raiva que faz com que a besta gigantesca enlouqueça.
Desenho em caixão de múmia no Egito lembra Marge Simpson; CONFIRA
O clímax ocorre quando uma mãe e seu filho ficam presos em um carro em um dia escaldante, enquanto o cachorro circula do lado de fora, como o tubarão em Tubarão.
Como a maioria dos romances e histórias de King, Cujo foi adaptado para o cinema. O filme estreou em 1983 e recebeu críticas negativas, mas foi um sucesso modesto de bilheteria e, de acordo com King, é uma pena que mais pessoas não tenham gostado na época.
Coragem, o cão covarde
Coragem é um cachorrinho assustado que simplesmente não consegue lidar com a vida na fazenda. Ele vê as coisas mais estranhas acontecendo e não tem ninguém para acreditar nele.
Enquanto Muriel pode estar do seu lado, Eustácio vai resmungar sobre tudo de sua cadeira de balanço. Um dos desenhos mais populares da Cartoon Network, muitas crianças cresceram com esse show, que está entre as animações com cachorros mais famosas de todos os tempos.
Ao contrário do Scooby-Doo, Coragem tem motivos reais para ter medo, e ele demonstra isso o tempo todo.
Pateta e Pluto
Pluto interpreta um cachorro clássico, anda sobre quatro patas, não consegue falar e é o melhor amigo do homem. No entanto, Pateta também é um cachorro, mas, por algum motivo, antropomórfico.
Walt Disney criou Pluto em 1930, modelando-o a partir de cães que ele conheceu durante sua criação na fazenda de sua infância.
Pluto é amigo do Mickey e da Minnie Mouse, do Pato Donald e de muitos outros personagens clássicos da Disney. Ele chegou até a ser estrela em seus próprios filmes, como Pateta: O Filme, onde ele e seu filho Max viajam pela estrada.
Embora sua popularidade solo tenha aumentado nos anos 90, ele ainda é um personagem popular hoje em dia.
Bidu
Entrando no âmbito nacional, um dos mais populares, que assim como Snoopy, teve suas adaptações iniciais nos quadrinhos, é Bidu, um cachorro popularmente conhecido por suas aparições na Turma da Mônica.
Bidu é um cão azul, inspirado em um Schnauzer miniatura de origem alemã cor prata, meio azulada (nas primeiras edições, Bidu era cinza). Foi o primeiro personagem de Mauricio de Sousa, publicado em uma tira de jornal pela Folha de S. Paulo em 1959.
Avesso a banho, Cascão entra numa enchente pela 2ª vez na história; VEJA
Bidu é o cão do Franjinha e astro de histórias em quadrinhos. Originalmente, é um cachorro comum, que não sabe falar e anda sobre quatro patas, não gosta de banho e vive correndo atrás das rodas. Tem uma grande rivalidade com os gatos, às vezes contracenando com Mingau para disputar qual é a melhor espécie.
Além disso, o cão azul é o símbolo da empresa de Mauricio de Sousa, a Mauricio de Sousa Produções.
Dia Mundial do Cachorro: como surgiu a data
A origem da data é uma referência ao Dia Nacional do Cão (National Dog Day), criado em 26 de agosto de 2004, celebrado inicialmente nos Estados Unidos. As circunstâncias por trás da criação da data têm o objetivo de trazer ao grande público o debate de pautas importantes.
No Brasil, os cachorrinhos têm ainda outra data para serem celebrados. O Dia Mundial dos Animais é celebrado em 4 de outubro e é uma referência ao nascimento de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos animais pela Igreja Católica.