Delivery com drone é disponibilizado na Muralha da China; entenda
Pequim lança drones para entregas rápidas na Grande Muralha, permitindo que turistas recebam alimentos e suprimentos em apenas cinco minutos; veja
21:40 | Ago. 26, 2024
Pequim, na China, lançou sua primeira rota de entrega logística com veículo aéreo não tripulado (VANT) na Grande Muralha, permitindo que turistas recebam itens de auxílio para o verão e suprimentos de emergência em cinco minutos, conforme informado pela área de comunicação de Badaling na última sexta-feira, 23.
Os visitantes que escalam o antigo monumento podem agora receber comida diretamente do céu, graças à gigante chinesa de entrega de comida, Meituan.
Cientistas se inspiram nas aves e nas abelhas para fazer drones voarem; ENTENDA
A marca anunciou na semana passada que seu novo serviço de drones entregará alimentos, bebidas e outros produtos — incluindo suprimentos médicos — a clientes em uma área remota da Grande Muralha da China.
A rota do drone vai do telhado de um hotel próximo até uma torre de vigia na extensão sul de Badaling, que é a parte mais popular da muralha, conforme informou a CNN.
Drone faz entrega na Muralha da China: funcionamento
No local de entrega, os turistas podem escanear um código QR com seus celulares para fazer pedidos em uma plataforma de entrega de alimentos e os suprimentos serão entregues por drones em cinco minutos. Uma caminhada até o local normalmente levaria 50 minutos.
Na viagem de volta, o drone também pode transportar os resíduos gerados, reduzindo significativamente os custos de mão de obra da equipe de manutenção da Grande Muralha.
CONHEÇA Harbin, a cidade na China que anualmente constrói uma cidade de gelo
No cardápio, por exemplo, um refrigerante de 500 ml custa em torno de R$ 6,50, com uma taxa de entrega de R$ 3. O serviço estará disponível para pedidos das 10h às 16h.
Drone faz entrega na Muralha da China: negócios com aviação
Em 2016, a gigante do comércio eletrônico JD lançou o primeiro teste de veículos aéreos não tripulados para entregas em áreas rurais.
Capazes de transportar até 15 quilos em uma distância máxima de 20 quilômetros, esses drones reduziram os tempos de entrega de quatro horas de carro em estradas sinuosas de montanha para menos de 20 minutos, conforme informou a agência de notícias estatal Xinhua na época.
Além de impulsionar a logística rural, os drones são cada vez mais usados para entregar comida rápida a pessoas que vivem nas metrópoles da China.
A Meituan realizou sua primeira entrega de drones no centro tecnológico de Shenzhen, no sul do país, em 2021. Atualmente, a empresa opera mais de 30 rotas em diversas cidades.
Para navegar em espaços urbanos densos, os drones seguem rotas pré-determinadas de locais de lançamento — geralmente telhados — até pontos de coleta. Em vez de pairar do lado de fora de janelas de apartamentos ou escritórios, eles deixam as entregas em quiosques perto de prédios residenciais e comerciais, onde os clientes podem retirar seus pedidos.