Medalha de ouro na capoeira? Japoneses fazem sucesso nas redes sociais com a prática

Com nove sedes e mais de 1,8 milhão de curtidas no TikTok, o grupo Gueto tem ajudado a difundir a capoeira em território japonês. Confira;

17:27 | Ago. 23, 2024

Por: David Andrade
Com mais de 1,8 milhão de curtidas no TikTok, o Gueto Capoeira tem ajudado a difundir a arte marcial no Japão. (foto: Reprodução/Instagram gueto_japao)

"Se capoeira fosse esporte olímpico o Japão não venceria o Brasil?". O questionamento tomou de conta das redes sociais após a sequência de vitórias da delegação japonesa sobre os atletas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ao todo, os brasileiros amargaram derrotas vindas dos japoneses em seis esportes: judô, skate, rugby sevens, futebol feminino, badminton e surfe

Apesar da origem brasileira, não é difícil encontrar japoneses vestindo roupas brancas, com cordéis amarrados na cintura e, alguns, até tocando berimbau e atabque. Não estamos falando de uma comunidade oriental no Brasil, mas sim dos membros do Gueto Capoeira, fundado no Japão em 2001.

Capoeira no Japão: Graças a filial brasileira, japoneses estão tendo contato com a arte marcial criada no Brasil

Capoeira no Japão: uma histórias com influências brasileiras

A história da capoeira, uma arte marcial puramente brasileira, no Japão remonta ao ano de 2001, quando o mestre Ikezaki organizou um grupo com três alunos na cidade de Kanazawa, litoral oeste japonês. Conforme informações divulgadas no site do grupo, o início da prática se deu após Ikezaki passar seis meses morando no Brasil. Ao retornar para a cidade natal, levou a prática da capoeira consigo.

@guetocapoeira 幼稚園の時から続けている #カポエイラ #capoeirajapao #ゲトカポエイラ #capoeira #習い事 ♬ Number_i GOAT Climax long ver. - Number_i

De início, a abertura do grupo de capoeira não alcançou sucesso. Porém, conforme a "dança" ganhava a atenção da mídia, cada vez mais pessoas dispostas a aprender a prática se achegavam ao grupo.

Em 2006, depois de uma nova visita ao Brasil, o mestre (ou sensei) Ikezaki conseguiu filiação com o grupo baiano Gueto Capoeira, após ter aulas com os mestres Jean e Cássio. A partir de então, Ikezaki decidiu reinaugurar o grupo, desta vez com a chancela do Gueto.

Atualmente, a prática da capoeira nas terras do sol nascente tem se tornado cada vez mais popular. Em 2021, a jovem Akari Tachi venceu o campeonato mundial de capoeira, na categoria sub-14. A inserção do gurpo Gueto nas redes sociais, também tem forte impacto na difusão da prática por todo o Japão. Atualmete, o perfil no TikTok do Gueto Japão acumula mais de 51 mil seguidores e 1,3 milhão de curtidas.

O sucesso forçou o mestre Ikezaki a abrir outras filiais do Gueto em território japonês. Hoje em dia o grupo está presente em oito cidades do Japão, além da capital, Tóquio. Além do país oriental, o Gueto está presente na Bahia, onde foi fundado em 1992, em Taiwan, Argentina, Equador e Colômbia.

LEIA MAIS | Capoeira angola: vários públicos ocupam a praça da Estação das Artes

Capoeira no exterior: russos também aderiram à prática

Na Rússia, a prática da capoeira também vem ganhando mais e mais adeptos. Fato é que o exercício desta arte marcial não novidade para os russos, visto que a Federação Russa de Capoeira foi fundada em 1998 e tem reconhecimento do Ministério dos Esportes do país.

Parte desse sucesso da capoeira na Rússia se dá devido aos trabalhos de Tuka, brasileiro nascido em São Paulo e residente em São Petersburgo, a 703 quilômetros de Moscou. Com mais de 13 mil seguidores no Instagram, o paulistano dá aulas no chamado Mundo Capoeira, presente em território russo.