Dia de Nossa Senhora da Glória: veja história, oração e mais

A festa de Nossa Senhora da Glória é o mesmo evento litúrgico da Assunção de Nossa Senhora. Veja a seguir história, oração e mais

A Solenidade da Assunção de Maria ou dia de Nossa Senhora da Glória, que ocorre em 15 de agosto, é celebrada pelos cristãos. Segundo a crença da Igreja Católica Romana e de algumas igrejas ortodoxas, a progenitora de Cristo teve seu corpo e alma assuntos (elevados) ao céu para a glória celeste logo após sua morte.

Nossa Senhora da Glória é representada com os braços abertos num ato de louvor a Deus, tendo sobre sua cabeça uma coroa de estrelas, descrita na Bíblia no livro do Apocalipse. Veja a seguir história, oração e mais sobre a santa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

História da Nossa Senhora da Glória

Maria faleceu em Jerusalém, por volta dos 58 anos. Após sua morte, os cristãos velaram seu corpo com grande emoção e realizaram vigílias. Vários apóstolos vieram de longe para se despedir da mãe do Salvador. Seu corpo foi, então, enterrado.

Pouco tempo após o corpo de Maria estar no Horto das Oliveiras, um dos apóstolos chegou a Jerusalém e desejava vê-la pela última vez. Quando abriram o túmulo, o corpo da Virgem não estava mais lá.

Acredita-se que Maria tenha sido levada ao céu em corpo e espírito. Portanto, os fiéis celebram a Assunção de Nossa Senhora e sua glorificação. Assunção quer dizer ser elevado(a), ou seja, Maria não subiu ao céu pelo seu próprio poder, mas foi levada ao céu pelo poder de Deus.

Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Assunção?

A festa de Nossa Senhora da Glória é o mesmo evento litúrgico da Assunção de Nossa Senhora, em que a Igreja celebra a glorificação de Maria coroada como rainha do céu e da terra. Os títulos se referem a uma mesma realidade, mas acentuam diferentes aspectos.

Por exemplo, quando se fala da Assunção de Nossa Senhora recorda-se de maneira especial que Maria foi assunta aos céus em corpo e alma. Quando se fala de Nossa Senhora da Glória, por sua vez, acentua-se que, lá no céu, Maria já participa da Glória de Deus em plenitude com seu corpo glorioso.

Os colonos portugueses que chegaram ao Brasil por volta de 1500 trouxeram a devoção a Nossa Senhora da Glória. Eles construíram a primeira igreja a ela dedicada em Porto Seguro, na Bahia.

Maringá celebra o Dia de Nossa Senhora da Glória, padroeira da cidade e da Arquidiocese de Maringá. O 15 de agosto é marcado por um feriado municipal, dedicado às homenagens e devoção à santa. Já Fortaleza celebra o Dia de Nossa Senhora da Assunção.

Feriado em 15 de agosto: quais cidades têm folga no Dia de N. Sra. da Assunção? CONFIRA

Protestantes celebram a assunção de Maria?

Os protestantes não ensinam e não acreditam na Assunção de Maria, uma vez que eles não veem embasamento bíblico para a doutrina.

Embora a maioria das igrejas do luteranismo não ensinem a Assunção de Maria, o dia 15 de agosto é uma festa menor em honra a "Maria, Mãe de Nosso Senhor", conforme o calendário luterano de santos.

Oração da Nossa Senhora da Glória

"Ó Senhora da Glória, com a tua proteção
queremos perseverar até o fim,
fazendo o bem ao próximo
e seguindo o teu exemplo de amor e de fé
para merecer um dia alcançar a glória eterna
junto de ti, com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Amém."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar