Dia dos Pais: quando é? Entenda por que data muda a cada ano
Assim como o Dia das Mães, a data também muda todos os anos. Confira o motivo e qual a origem do Dia dos Pais no Brasil e no mundoO Dia dos Pais é comemorado no Brasil no segundo domingo do mês, e em 2024 será em 11 de agosto. No entanto, a data é diferente no resto do mundo: muitos países celebram em junho devido à influência dos Estados Unidos.
Assim como o Dia das Mães, a celebração também é móvel e muda todos os anos. Confira a seguir o motivo pelo qual isso acontece e qual a origem da data no Brasil e no mundo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Dia dos Pais porque a data muda?
A data muda todo ano por um motivo menos sentimental e bem mais comercial. O Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto, para atrair clientes para restaurantes, shoppings e lojas.
Isso ocorre porque as famílias podem se reunir em um dia de folga, o que permite que elas participem de eventos, almoços ou façam compras para presentear seus pais. Como resultado, é possível aumentar as vendas e o movimento das lojas e restaurantes durante o período.
LEIA TAMBÉM | Dia dos Pais deve movimentar R$ 25,56 bi na economia
Dia dos Pais é diferente no resto do mundo?
O Brasil é o único que celebra a data no segundo domingo de agosto, a maioria dos países optou pelo mês de junho por influência estadunidense.
Isso porque a história mais conhecida sobre a origem do Dia dos Pais aconteceu nos Estados Unidos. Lá, a data foi comemorada pela primeira vez em 19 de junho de 1910 devido a uma jovem chamada Sonora Louise Smart Dodd.
Ela perdeu a mãe e por isso seu pai, um veterano da Guerra Civil Americana, cuidou dela e de seus irmãos. A data era uma homenagem a ele e logo começou a se espalhar pelo país. Apenas em 1966 o presidente Nixon alterou a tradição para o terceiro domingo de junho.
Shoppings da Grande Fortaleza realizam campanhas para o Dia dos Pais; VEJA
Dia dos Pais: qual a origem da data no Brasil?
No Brasil, a data foi definida inicialmente para 16 de agosto porque, na fé católica, esse é o dia de São Joaquim, considerado pai de Maria e avô de Jesus.
Apesar de o dia 16 não ter sido oficializado, ele acabou definindo o mês no qual seria celebrado o Dia dos Pais no País. Agosto também foi escolhido para movimentar economicamente o mês, já que é distante do Dia das Mães, em maio, e do Natal, em dezembro.