Dia do Rock: Eloy Casagrande e mais brasileiros marcam o atual cenário
Neste 13 de julho, veja a trajetória do gênero musical no Brasil, os seus grandes nomes e o seu cenário atual. Confira como está o rock nacional atualmenteO Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, homenageia o estilo que revolucionou o mundo da música e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX. Bandas como Biquíni Cavadão, Skank, Os Paralamas do Sucesso, Titãs, O Rappa, Legião Urbana e Mutantes marcam a história do cenário do rock n’ roll nacional.
A data é comemorada especialmente no Brasil, graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas em 1990. Os estadunidenses, por exemplo, preferem celebrar a data em 9 de julho.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na era em que o sertanejo, o pop e o funk dominam os aplicativos de música aqui no País, o rock segue sendo um expoente de importância e impacto, conquistando os ouvidos de diversas idades e com forte presença do estilo raiz.
LEIA TAMBÉM | Dia do Rock: gênero é o terceiro mais ouvido do Brasil em 2023
Dia do Rock: a história no Brasil e os seus grandes nomes
Nascido nos anos 1950, nos Estados Unidos, o rock n’ roll começou a aparecer no Brasil ainda naquela década, com algumas regravações de sucessos do gênero musical americano por cantores como Cauby Peixoto. Canções como “Ronda das Horas” e “Rock and Roll em Copacabana” já traziam as primeiras referências do gênero.
Nos anos 1960, o rock começou a ganhar mais espaço em território nacional, com o surgimento da Jovem Guarda, que apresentou nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa e Golden Boys.
CONFIRA TAMBÉM | Dia do Rock: mulher, negra e cristã; conheça quem inventou o estilo
Já no final dos anos 60 e metade da década de 1970, o grupo Mutantes e Secos e Molhados começaram a conquistar o coração da juventude. Mas foi só em 1980 que o gênero musical se consagrou no Brasil, apresentando o movimento Rock Brasil.
Bandas de grande sucessos surgiram nesse período, como Legião Urbana, Capital Inicial, Barão Vermelho, Titãs, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Uns e Outros, Biquíni Cavadão, Plebe Rude, RPM, Nenhum de Nós, Os Paralamas do Sucesso e Blitz, entre muitas outras.
Dia do Rock: ENTENDA a influência desse estilo musical na moda
Nessa época, pela forte presença do gênero no País, o festival Rock in Rio surgia. A primeira edição aconteceu em 1985, com super astros nacionais e internacionais presentes no line-up.
O sucesso não só abriu os caminhos para o crescimento do estilo no mercado brasileiro, como influenciou o surgimento de outras icônicas bandas na década seguinte. Confira os nomes que marcam a década de 1990:
- Chico Science e Nação Zumbi
- Mamonas Assassinas
- Skank
- Charlie Brown Jr
- O Rappa
- Planet Hemp
- Pato Fu
- Mundo Livre S/A
- Raimundos
- Cássia Eller
- Sepultura
- Angra
Em meados do início da década 2000, uma nova onda de músicos e grupos surgiam com uma pegada mais modernizada do estilo, mas ainda com forte influência do passado. Veja os nomes de peso dessa época:
- Los Hermanos
- Moptop
- NX Zero
- CPM 22
- Dead Fish
- Cachorro Grande
- Pitty
Outros destaques como Detonautas Roque Clube, Fresno, Tihuana, Bidê ou Balde, Matanza, Móveis Coloniais de Acaju, CSS (Cansei de Ser Sexy), Ludov, Leela, Mombojó, Vanguart e Shaman não podem ficar fora da lista.
Dia do Rock: qual o atual cenário?
Ao longo dos anos, o rock foi se modernizando, ganhando uma nova cara e criando estilos independentes a partir de suas influências. Novos rostos e nomes vão surgindo, representando a tendência atual de explorar e mesclar novos sons, revelando um estilo em constante evolução. Confira alguns nomes que marcam o cenário atual do rock brasileiro:
Eloy Casagrande
O músico paulista de 33 anos é amplamente reconhecido como o melhor baterista brasileiro da atualidade há mais de uma década, chegando a ser eleito o melhor baterista de metal do mundo, pelos portais especializados Drumeo e Modern Drummer.
Ex-integrante da Sepultura, atualmente ele é o novo baterista do Slipknot, grupo de rock metal americana.
Kiko Loureiro
Visto como um dos melhores guitarristas do Brasil, o carioca Kiko Loureiro foi convidado, em 2015, para fazer testes para entrar na banda americana de thrash metal, Megadeth, devido sua evidência no Angra e em seus trabalhos solo.
LEIA TAMBÉM | Angra e Sepultura se encontram em noite histórica para o metal
Ao lado dos Megadeth, Kiko fez diversas turnês e ainda gravou álbuns de grandes elogios. Porém, no final de 2023, o músico acabou deixando o grupo, para se dedicar mais à sua família.
Fabrizio Moretti
O baterista Fabrizio Moretti não é um músico contratado, e sim um membro-fundador de um grupo estrangeiro gigante. O carioca se mudou para os Estados Unidos com apenas três anos. Lá, ele conheceu Julian Casablancas, Nikolai Fraiture, Nick Valensi e Albert Hammond Jr ainda na escola e, com eles, montou o The Strokes, em 1998.
Fabrizio permanece até hoje na banda, com participação em todos os seis álbuns de estúdio lançados pelo grupo. Apesar de bastante americanizado, o baterista já teve um projeto paralelo com o também carioca Rodrigo Amarante (dos Los Hermanos), intitulado Little Joy.
Nomes como Mateus Asato, Mauro Refosco, Marcus Castellani, EV Martel, Fernando Rosa, Rafael Moreira, Andreas Kisser e Heitor TP também são referências quando o assunto é rock nacional atual.
Quiz do Dia do Rock: Teste seus conhecimentos sobre o rock'n'roll
Scalene
A banda ganhou destaque com seu ritmo de metal alternativo ao participar do reality show musical Superstar. Hoje reúne diversos sucessos, e com o álbum Éter, segundo do grupo, levou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro em 2016.
Fresno
Uma das principais nomes de rock nacional da atualidade, sua formação é composta por Lucas Silveira, Gustavo Mantovani e Thiago Guerra. O trio conquista o público com o seu ritmo que leva influências do pop punk, pop rock e até indie rock. Em 2013, Fresno levou para casa o prêmio de Melhor Artista Brasileiro no MTV EMA.
Com Pabllo Vittar, Fresno celebra alta do rock nacional em álbum; VEJA
Terno Rei
Formada em 2010, o grupo mistura influências do rock alternativo, indie e pop, criando composições incríveis e ganhando cada vez mais fãs Brasil afora.
O grupo ganhou visibilidade no País com o seu aclamado álbum Violeta, lançado em 2019, com hits “Dia Lindo”, “Yoko” e “Solidão de Volta”. Em 2022, Terno Rei lançou seu quarto álbum de estúdio, denominado Gêmeos.
Selvagens à Procura da Lei
Grande destaque no rock nacional, o grupo cearense apresenta muita influência do rock brasileiro dos anos 1980 e uma pitada de indie. “Despedida” e “Tarde Livre” são alguns dos destaques do grupo.
CONFIRA TAMBÉM | Selvagens à Procura de Lei anuncia pausa na carreira após 15 anos
Black Pantera, Vanguart, Boogarins, Menores Atos, Vivendo do Ócio e The Mönic também são nomes importantes do rock nacional mercado atual brasileiro.