Prédios em cima de outros prédios? Conheça a cidade chinesa dos arranha-céus exuberantes

Chongqing é uma cidade com uma caótica malha viária, praças no alto de prédios, uma estação de trem no 19º andar de um edifício e outras construções impressionantes. Confira

A cidade chinesa Chongqing é conhecida por seus arranha-céus exuberantes, por sua caótica malha viária e por ter como um dos maiores atrativos da cidade um trem que passa por dentro de um prédio. Na cidade é possível encontrar até mesmo vários prédios construídos na cobertura de outro edifício. 

No centro da metrópole é possível encontrar uma praça que parece estar no térreo, com ruas e carros que transitam normalmente, mas ao olhar para o lado, é possível perceber que na verdade a praça está no alto do “Kuixinglou”, um prédio de 22 andares.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Confuso não é? As engenhosidades inusitadas da engenharia civil na região tem sido tema de inúmeros vídeos que acabam por viralizar nas redes sociais. Uma dessas produções é da criadora de conteúdo brasileira, Marina Guaragna, que apresenta não apenas essa curiosidade arquitetônica, como também, mostra a viajante descendo e subindo por elevadores de prédios que possuem níveis desencontrados.

Em um dos momentos do vídeo, por exemplo, Marina está no 13° andar de um edifício, mas ao atravessar uma ponte para chegar no prédio ao lado, ela encontra-se no 18° piso, já que essa construção foi feita literalmente no topo de um outro prédio. Confira

Brasileira viraliza ao mostrar engenhosidade de prédios e praças construídos em cima de outros prédios

 

Cidade chinesa Chongqing tem prédios, avenidas e praças construídas em cima de outros prédios 

Essa características ocorrem porque a cidade, situada nas margens dos rios Yangtzé e Jialing, foi construída em cima de uma montanha. Com condições de elevações de terra distintas, a cidade necessitou ter uma abordagem única e estratégica ao planejar a gestão do espaço urbano.

Os edifícios são projetados a partir da topografia local, por isso alguns prédios, como os que a Marina mostra no vídeo, podem ter diferentes acessos em cada andar para acomodar as mudanças de elevação do solo. Além de terem sistemas de drenagem eficazes para lidar com potenciais inundações e outros problemas.

No século passado, durante a segunda guerra sino-japonesa, Chongqing era a capital da República da China. Por isso, a cidade recebeu muitas fábricas e universidades do leste chinês e logo começou a crescer o número de habitantes.

Assim, com essa adaptabilidade, é comum ver na cidade pessoas dirigindo carros em avenidas que passam pelo topo de prédios de cinco andares, por exemplo, e terminam em outros prédios ou edificações ainda mais altas.

Chongqing tem mais de 31 milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa da China, assim o crescimento vertical é o único meio para alojar a quantidade imensa de pessoas que vivem na cidade.

Conheça outros pontos turísticos de Chongqing

Maior arranha-céu horizontal do mundo

O edifício “Crystal” conta com 300 metros de comprimento elevado a 250 metros de altura além de mais de 1 milhão de metros quadrados divididos em oito estruturas verticais construídas, divididas em apartamentos residenciais, escritórios e um hotel.

No topo do edifício é possível encontrar um deck onde há jardins, restaurantes, um bar e um espaço para eventos. Com piso de vidro, o local tem capacidade para receber 3 mil visitantes todos os dias, proporcionando uma visão panorâmica de 270 graus da cidade.

Vilarejo construído sobre a ponte

Chongqing também apreenta um pequeno vilarejo fictício, composto de lojas e lanchonetes, erguido em cima de uma ponte abandonada de cerca de 400 metros de comprimento.

O local fica em Meixi Wine Town (“Cidade do Vinho de Meixin”, em português), cerca de 50 quilômetros do centro urbano de Chongqing, na Ponte de Linshizhen.

As construções da ponte apresentam elementos da cultura de diversas cidades do mundo. Existe, por exemplo, uma réplica em menor tamanho do Cristo Redentor.

Trem que passa por dentro de um prédio

Também na cidade chinesa de Chongqing, existe um trem de uma linha de transporte ferroviário que passa dentro de um prédio de 19 andares. Além do transporte, o local recebe ainda uma estação, que fica entre o sexto e o oitavo andar.

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar