César Lattes: físico brasileiro faria 100 anos neste 11 de julho

Google celebra o centésimo aniversário do físico que nomeia a plataforma de currículos científicos e acadêmicos no Brasil. Conheça o brasileiro que quase ganhou o Nobel

O físico brasileiro César Lattes é o homenageado nesta quinta-feira, 11. A página inicial do Google comemora o centésimo aniversário do cientista, que dá nome à plataforma Lattes. Ele estudou física de partículas e fez campanhas para a valorização da ciência no País.

César nasceu em Curitiba em 11 de julho de 1924. Formou-se em Física na Universidade de São Paulo, com apenas 19 anos. Então, ele começou a estudar os raios cósmicos radiações de alta energia vindas do espaço e que atingem a Terra todos os dias .

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

César Lattes nunca recebeu o Prêmio Nobel de Física

No início da sua pesquisa, Lattes suspeitou que adicionando boro em placas fotográficas, o processo das partículas se decompondo seria visto melhor. E sua ideia estava tão certa, que ele foi capaz de ver cada próton envolvido na reação.

Então ele levou a placa modificada para o topo de uma montanha, afim de alcançar mais raios cômicos. Assim, ele descobriu uma nova partícula - o píon ou mésons pi. Elas são menores que um átomo e se formam quando matéria espacial colide com a atmosfera da Terra.

Este trabalho rendeu a Cecil Frank Powell o Prêmio Nobel de Física em 1950. César não foi laureado pois, na época, a regra era premiar apenas o chefe da equipe responsável pela descoberta.

César Lattes contribuiu para a valorização da ciência no Brasil

Além da sua contribuição na pesquisa, Lattes colaborou com a valorização do fazer científico. Ele fez campanha por mais financiamento governamental para a ciência, o que levou à formação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, onde era o diretor científico.

O que é a plataforma Lattes

Também homenageando a importância de César na ciência brasileira, a plataforma Lattes tem como objetivo integrar currículos para centralizar “quaisquer tipos de informações científicas de estudiosos, grupos de pesquisas e instituições de todo o país”.

Foi criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e lançada em 1999. Se tornou uma ferramenta padrão na área da pesquisa científica, importante para estudantes e pesquisadores.

Com informações de Iully Fernandes

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar