Arte tem cheiro? Museu recria odor de pintura de da Vinci; entenda

A iniciativa de pesquisadores de Polônia e Eslovênia resultou na primeira ‘biblioteca de cheiros’, incluindo obra do pintor renascentista italiano Leonardo da Vinci

22:02 | Jun. 30, 2024

Por: Penélope Menezes
Pesquisadores reproduziram cheiro de pintura de Da Vinci (foto: Reprodução/Muzeum Narodowe w Krakowie)

O pintor renascentista Leonardo da Vinci criou sua obra “Dama com Arminho” entre os anos 1489 e 1490. Se já teve curiosidade para saber os odores que rodeavam o artista durante a produção do retrato, uma iniciativa de pesquisadores poloneses e eslovenos pode ajudar a responder essa pergunta.

O projeto “Odotheka” visa desenvolver um arquivo internacional de cheiros patrimoniais e extraiu a sua primeira fragrância a partir de uma das pinturas mais populares do Museu Czartoryski, localizado na Polônia.

A empreitada para replicar como o objeto cheiraria durou cerca de nove meses de análise química e resultou na produção de uma caneta especial que deve ser substituída de três a quatro semanas.

“Podemos sentir o elemento da madeira de nogueira, porque a placa de nogueira foi usada como base da pintura, e o cheiro das pinturas a óleo”, revela o pesquisador principal do projeto na Universidade de Economia de Cracóvia, Tomasz Sawoszczuk, ao portal EuroNews.

CONFIRA dicas de 5 museus para visitar em Fortaleza

Cheirar arte? Entenda o projeto ‘Odotheka’

O projeto de arquivamento de cheiros patrimoniais pretende selecionar cinco objetos do Museu Czartoryski, na Polônia, e mais cinco da coleção do Museu Nacional da Eslovênia. A primeira obra desenvolvida foi “Dama com Arminho”, de Da Vinci.

Usando análise química, os pesquisadores caracterizam os componentes do aroma do objeto e identificam os compostos orgânicos voláteis (VOCs) que constituem o odor.

Outro objeto que deve ter o seu odor extraído é a caixa de rapé do poeta nacional esloveno France Preeren.

Przed nami wyjtkowy projekt!
Krakowscy i lublascy naukowcy, we wspópracy z muzealnikami, pracuj nad Odothek — pierwsz na wiecie bibliotek zapachów obiektów zabytkowych. Pierwszym zapachem w kolekcji jest zapach
“Damy z Gronostajem” pic.twitter.com/K5dbnVG6Mo

— Muzeum Narodowe w Krakowie (@MNKrk) June 18, 2024