Baleia gigante 'engole' garrafas plásticas em centro comercial no Reino Unido
A baleia faz parte de uma campanha que pretende conscientizar o público sobre os impactos do plástico na vida marinha
Um depósito de garrafas em exposição na Inglaterra tem chamado atenção tanto pelo tamanho quanto pelo formato diferenciado.
A grande estrutura tem a forma de uma baleia, como as que se vê em desenhos animados, faz parte de uma campanha que conscientiza a população para a preservação dos oceanos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Instalado no interior de um shopping da cidade de Redditch, em Worcestershire, o chamativo depósito tem um objetivo que visa a diminuição do impacto da poluição das águas.
Qual o objetivo da baleia ecológica?
A “baleia ecológica” é parte integrante da campanha ecológica 2024 do centro comercial Kingfisher Shopping Centre, intitulada “Waves of Change” (“Ondas de Mudança”, em tradução livre).
A meta é incentivar as pessoas que passam por ele a fazerem o descarte de garrafas plásticas dentro da estrutura, feita de material 100% reciclado.
A equipe organizadora da campanha espera que a baleia gigante sirva como um lembrete visual de que os materiais plásticos usados e indevidamente descartados podem causar sérios danos à vida marinha caso chegue aos oceanos.
Recepção da baleia ecológica pelo público
O gerente geral do shopping Kingfisher, Adrian Field, afirma em texto de divulgação da campanha que a estrutura tem sido bem recebida pelo público frequentador do centro comercial.
Ele também aponta que a baleia já está cumprindo seu papel, e que ela “já engoliu muito material reciclado”. Esta não é a primeira vez que a “baleia ecológica” entra em ação no local, coletando os plásticos descartados pelo público do shopping.
A baleia já coletou quase 17 toneladas de plástico na cidade
Em 2023, a instalação propiciou a reciclagem de quase 17 toneladas de plástico pelo centro comercial. Espera-se que essa quantia seja superada em 2024 com a ajuda da baleia.
Será possível realizar o descarte de garrafas e materiais plásticos similares dentro da baleia até maio de 2025, quando a estrutura sairá do centro da cidade de Redditch.