Dia dos Namorados é feriado? Entenda origem da data

No Brasil, o Dia dos Namorados conta com história menos romântica, em comparação com outras regiões. Veja origem da data e quando acontece no resto do mundo

O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil nesta quarta-feira, 12 de junho. Além de ser uma data em que se festeja o amor e o afeto entre os casais, o dia movimenta o comércio e a economia do País.

Chocolates, flores, cartas, jantares… São muitas as opções de presente. Mas qual é a origem da data? Por que no resto do mundo não se comemora em junho? É feriado? Veja a seguir.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dia dos Namorados: CONFIRA as promoções e descontos para a data

Dia dos Namorados: entenda origem da data no Brasil

Em outros países, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, mas no Brasil é no dia 12 de junho. Aqui a história é menos romântica e mais comercial. A data foi escolhida pelo publicitário João Doria, pai do ex-prefeito de São Paulo, João Doria Jr.

A agência de Doria trabalhava para uma empresa que queria aumentar as vendas do mês de junho. O Brasil, até então, tinha poucas datas comemorativas em que houvesse troca de presentes, como o Dia das Mães, em maio, ou o Dia dos Pais, em agosto.

Então, o publicitário achou interessante a movimentação do comércio brasileiro ter uma data assim em junho. Com o slogan “Não é só com beijo que se presenteia”, a campanha foi premiada pela Associação Paulista de Propaganda como a melhor do ano e logo caiu nas graças do público.

O Dia dos Namorados ficou estabelecido como conhecido atualmente por causa dessa campanha. A data também está associada com outro símbolo importante para os casais, já que é na véspera do dia do Santo Antônio, dia 13 de junho, uma figura conhecida por ser o “santo casamenteiro”.

Presente para o Dia dos Namorados: 7 ideias criativas e românticas; CONFIRA

Dia dos Namorados: é feriado em 12 de junho?

Para a infelicidade dos apaixonados, o Dia dos Namorados não é considerado feriado nem ponto facultativo no Brasil e a próxima vez que a data cairá em um final de semana será apenas em 2027.

Feriados de 2024 no Brasil: VEJA calendário das folgas do ano

Dia dos Namorados: por que a data é diferente no resto do mundo?

A história mais conhecida sobre a comemoração do Dia dos Namorados ao redor do mundo está relacionada com um santo católico, que também era padre na época do Império Romano, chamado São Valentim.

Ele viveu durante o século III d.C., e ficou conhecido por realizar casamentos clandestinos entre os soldados do Império, quando era ilegal. O imperador da época, Cláudio II, havia proibido o matrimônio na Roma porque acreditava que soldados solteiros não tinham outras responsabilidades e assim eram mais focados.

No entanto, muitos homens chegavam até o padre São Valentim com o desejo de casar e ele realizava o matrimônio secretamente.

Dia de São Valentim: CONHEÇA as tradições ao redor do mundo

São Valentim foi descoberto por Cláudio II e foi preso. O imperador romano tentou negociar com o padre o perdão se ele renunciasse de sua fé cristã e se convertesse à fé tradicional dos romanos, porém São Valentim não aceitou. Dessa forma, o santo foi decapitado em 14 de fevereiro.

Logo as pessoas começaram a comemorar esta data em memória de São Valentim e também como uma forma de celebrar o amor, não apenas entre os casais. Na maior parte do mundo, o dia é chamado como "Valentine's Day" ou Dia de São Valentim.

Dia dos Namorados: países que também celebram em outras datas

Do dia 1º ao dia 7 de julho, os argentinos comemoram a “Semana da Doçura”. Criada em 1989 por uma empresa de doces, o período acabou virando uma tradição no país. As pessoas se presenteiam com doces e terminam a semana com o “Dia da Amizade”.

A Romênia também tem sua data própria para celebrar o dia do amor, em 24 de fevereiro. A data é um feriado nacional, chamado Dragobete. O Dragobete mistura o Dia dos Namorados à chegada da primavera.

Já a celebração do romance na China existe por conta da lenda de dois amantes separados pelas estrelas. Conta-se que pertenciam a classes sociais distintas e que só podiam se encontrar uma vez por ano. Como o calendário lunar chinês difere do ocidental, a data cai no sétimo dia do sétimo mês. Este ano o “Festival Qixi” será em 10 de agosto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar