Botões nos semáforos de pedestres: para que servem e como funcionam?
O trânsito de Fortaleza é muito agitado, assim como o de qualquer cidade grande. Logo, é necessário que haja espaço e segurança para aqueles que estão fora dos automóveis
O trânsito não é composto apenas por condutores de automóveis e ciclistas, os pedestres também fazem parte dessa dinâmica. E, nos postes de diversos semáforos pelas cidades, os transeuntes encontram botões. Mas você sabe para que servem e como funcionam?
Quando o pedestre não tem vez nas vias, fica impossível de realizar a travessia em segurança, mesmo que haja a faixa de pedestres. Muitas vezes, motoristas não respeitam as sinalizações ou o tempo de parada do trânsito é tão curto que pedestres precisam realizar a passagem correndo, colocando a própria vida e de outras pessoas em risco.
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É nestes momentos que as botoeiras fazem diferença, proporcionando espaço e segurança no trânsito aos caminhantes. Entenda a importância e como usá-los.
Botões nos semáforos de pedestres: como usar e para que usar?
Quando uma pessoa está caminhando pela cidade, provavelmente, irá atravessar ruas pelo seu percurso e, para que isso aconteça de forma segura, a passagem deve ser realizada em faixas de pedestres. No entanto, quando o sinal fica verde para o pedestre?
Os botões nos semáforos servem para que as pessoas sinalizem que querem atravessar a via, evitando que a preferencial fique apenas para carros e motos. Uma vez sinalizado, o sistema de trânsito entende que há necessidade de incluir o pedestre no circuito. O tempo de espera e o de travessia variam conforme as necessidades da via.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) explica como o sistema de semáforos que têm o estágio exclusivo para pedestres opera:
1. Pressionar o botão: é a sinalização ao sistema de controle de tráfego que alguém deseja atravessar a rua;
2. Processamento do pedido: o sistema de controle de tráfego recebe o sinal e processa o pedido. A luz verde é ativada levando em consideração a programação do semáforo e o fluxo de tráfego;
3. Mudança de sinal: o semáforo para veículos muda para vermelho, enquanto o semáforo para pedestres muda para verde;
4. Tempo de travessia: quando o semáforo de pedestres fica verde, o pedestre tem um período determinado para atravessar a rua;
- Esse tempo é calculado com base na largura da rua e na velocidade média de caminhada, garantindo que a maioria das pessoas tenha tempo suficiente para atravessar com segurança.
- Conforme prevê o Manual Brasileiro de Sinalização Semafórica, o tempo de travessia deve incluir o verde e o vermelho piscante para o pedestre, assim o tempo do pedestre só acaba quando o vermelho piscante termina.
5. Fim da travessia: O tempo de travessia termina ao final do vermelho piscante;
- Com isso, o sinal para pedestres volta a ficar totalmente vermelho e o sinal para veículos pode voltar ao verde, permitindo que o fluxo de tráfego retome.
6. Repetição do ciclo: O ciclo se repete cada vez que um pedestre pressiona o botão, integrando o pedido ao ciclo regular do semáforo.
A importância da utilização desse mecanismo para ter-se um trânsito mais justo e seguro para todos, tanto para condutores quanto para pedestres.
Botões nos semáforos de pedestres: onde estão em Fortaleza?
Em Fortaleza, a rede semafórica é composta por 1.075 equipamentos, mas apenas 381 deles possuem as botoeiras voltadas para pedestres.
Os estágios exclusivos aos transeuntes estão presentes em 87 bairros da Capital., Segundo a AMC, os critérios para instalação são:
- Volume de deslocamentos a pé que ocorrem numa via durante determinado período;
- Locais com alto fluxo de pedestres, como áreas comerciais, escolas e pontos de parada de transporte público;
- A largura da via e a velocidade dos veículos;
- Pontos de interesse ou atividades que atraiam muitos pedestres para determinada área;
- A análise da segurança viária e a avaliação de eventuais históricos de sinistros (acidentes de trânsito).
Das 381 botoeiras que estão espalhadas pelas ruas de Fortaleza, 291 contam também com sinal sonoro para orientação às pessoas com deficiência visual, possibilitando melhores condições de acessibilidade.
Segundo a AMC, os equipamentos emitem sinais de localização sonoro para que o pedestre possa, pelo som, encontrar o local correto de travessia. Na parte superior do equipamento, há ainda uma placa com o texto em braile e alerta vibratório, o que melhora a compreensão da informação pelo tato.
A implantação de botoeiras sonoras começou em 2023, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que todos os semáforos para pedestres implementados desde então tenham a funcionalidade sonora.