Asoka Makeup: entenda a trend e como surgiu
Confira a seguir mais sobre a tendência, qual a origem e mais sobre as brasileiras que chamaram atenção participando do desafio
06:00 | Mai. 11, 2024
Um desafio de maquiagem conhecido como “Asoka Makeup” está fazendo sucesso nas redes sociais nas últimas semanas. Influenciadoras e celebridades de todo mundo se arrumam durante pequenos trechos articulados em transições rápidas e quase imperceptíveis.
Ao som da música “San Sanana”, da cantora Alka Yagnik, o desafio destaca a cultura indiana com uma evolução da aplicação da maquiagem e uso de acessórios inspirados em um filme dos anos 2000.
Confira a seguir mais sobre o desafio, qual a origem e quem são as brasileiras que chamaram atenção participando.
Asoka Makeup: como funciona o desafio?
A tendência é considerada difícil, pois necessita de tempo e preparação para ser executada. Além das dezenas de transições no vídeo, é importante prestar atenção nas etapas, enquadramentos e cortes para que tudo fique o mais natural possível.
Cada etapa do vídeo deve ser gravada no mesmo local para manter a consistência visual. Além disso, o desafio exige muita dedicação para fazer a maquiagem e utilizar os acessórios certos que remetam à cultura indiana.
Asoka Makeup: como surgiu o desafio?
A tendência se inspira em um filme indiano de 2001 chamado “Asoka”. A produção conta uma história ficcional baseada no antigo imperador Maurya Ashoka, o Grande, que governou o subcontinente indiano durante o século III a.C.
A estética traz os antigos estilos indianos de vestido e maquiagem, incluindo delineador escuro e padrões geométricos desenhados no rosto e no corpo.
Leia mais
Embora as roupas de noiva indianas modernas, as cores vibrantes e as joias de ouro não sejam foco no filme, elas se destacam no desafio.
As influenciadoras Jharna Bhagwani e Lenie Aycardo estão levando o crédito de terem começado a tendência. Jharna é natural da Indonésia e já tinha viralizado anteriormente com vídeos e desafios de maquiagem.
Nas últimas semanas, diversos criadores de conteúdo, inclusive brasileiros, estilizaram cabelos, maquiagem e roupas de noiva indianas para gravar ao ritmo de uma das músicas do filme.
Noiva x maquiadora: maquiagem de casamento deve ser mais cara? CONFIRA
Asoka makeup: brasileira acumula 400 milhões de acessos em desafio
O fenômeno contagiou famosos e anônimos. Camila Pudim, influenciadora que possui 18 milhões de seguidores, é uma das pessoas que mais possui visualizações com o desafio na plataforma do TikTok.
A mulher de 28 anos acumula quase 400 milhões de acessos no vídeo e cerca de 31 milhões de curtidas. Em um registro dos bastidores, Camila conta que passou 14 horas gravando o vídeo, e teve auxílio do marido Lucas Xulim para editar o conteúdo.
Ele ajudava a esposa a permanecer na posição correta e fazer as transições. Parte do processo de edição aconteceu ao mesmo tempo da gravação, para garantir que todos os trechos encaixariam corretamente.
Além dela, celebridades como Juliana Paes também participaram. Os fãs da novela “Caminho das Índias” ficaram surpresos ao ver a atriz novamente como “Maya”, personagem que ela interpretou na trama da TV Globo.
Estilista de 7 anos tem vestidos cobiçados por estrelas de Hollywood; CONFIRA
Asoka Makeup: linha tênue entre valorização e desrespeito
Criadores de diversas origens culturais estão participando e acumulando dezenas de milhões de visualizações e curtidas. O desafio ressalta a cultura indiana e é bem aceito nas redes sociais.
No entanto, uma brasileira chamou atenção negativamente ao fazer o desafio. Nicole Louise, que possui 3,3 milhões de seguidores no Instagram, recebeu milhares de comentários em diferentes idiomas falando que agiu de forma desrespeitosa.
No vídeo, que acumula mais de 17 milhões de visualizações, a mulher aparece fazendo diversas caretas, simulando agressões contra ela mesma entre as transições e demostrando que sua axila está com mau cheiro.
“Todo mundo fazendo trend de forma respeitosa até chegar você”, comentou um usuário. “Sério que você achou isso de bom tom?” comentou outro. Alguns seguidores argumentaram falando que faz parte da personalidade de Nicole e dos vídeos que ela produz.