Cannes: Conheça a história do festival de cinema

Um dos mais antigos festivais da história do cinema, Cannes foi criado como uma expressão por democracia entre as guerras mundiais. Saiba mais sobre o evento

11:58 | Mai. 03, 2024

Por: Odara Creston/ especial para O POVO
Conheça o Festival de Cannes (foto: Reprodução/Instagram @festivaldecannes)

Sediado na França, o Festival de Cannes acontece desde 1946, com uma média de 15 dias de duração. A edição deste ano ocorre de 14 a 25 de maio. Diversos filmes do mundo inteiro são exibidos e premiados.

O festival foi desenvolvido com a intenção de prestigiar e incentivar a produção cinematográfica. Durante duas semanas, diversas categorias de premiações procuram motivar o cenário de longas e curta-metragens ao redor do mundo. Conheça a história do Festival de Cannes.

Cannes: como surgiu o festival?

O Festival de Cannes foi criado depois de uma experiência negativa no Festival de Cinema de Veneza de 1938, quando apenas produções favoráveis à propaganda dos governos autoritários de Hitler e Mussolini foram premiadas. Os representantes dos países democráticos, como França, Estados Unidos e Grã-Bretanha, deixaram o evento com a promessa de não retornar.

Assim, um novo festival teve sua primeira edição em 1946 na cidade de Cannes no litoral francês, dando origem ao nome do evento. O planejamento era que a premiação acontecesse em 1939, mas, com o decreto da Segunda Guerra Mundial, o festival foi cancelado.

Durante o início da década de 1940, ainda se tentou manter o prêmio. A França conseguiu um acordo com Mussolini para a realização, contanto que não fosse no mesmo dia do festival italiano.

Porém, mesmo com todo o esforço da presidência de Cannes, em 10 de junho de 1940, Mussolini declarou guerra à França e à Grã-Bretanha — adiando o festival por seis anos.

Cannes: conheça a cidade do festival

A Cidade de Cannes faz parte da ‘Pérola da Riviera’, faixa litorânea que vai do sul da França até a fronteira com a Itália. A região é um grande centro turístico, com belas paisagens e cerca de 75 mil habitantes — se assemelhando a Aracati, cidade cearense famosa pela praia de Canoa Quebrada.

Cannes é um destino de luxo e glamour, características trazidas pelo festival ao atrair artistas do mundo inteiro. É uma região de custo alto, com lojas de luxo e a necessidade de pagamentos para poder mergulhar nas águas da famosa avenida Croisette.

Cannes: quais as categorias da premiação?

O encontro cinematográfico dura cerca de duas semanas para que todos os filmes possam ser exibidos e aconteçam as premiações. A competição principal, a Palma de Ouro, premia o melhor filme exibido no festival.

Para além deste, têm-se competições como:

  • Un Certain Regard;
  • Out Of Competition;
  • Midnight Screenings;
  • Cannes Premiere;
  • Melhor Diretor; e
  • Melhor Ator.

Meryl Streep receberá Palma de Ouro Honoraria em Cannes; VEJA

Cannes: Filmes brasileiros no festival

O Brasil é um dos países mais presentes no festival. Na edição de 2024, o filme “Motel Destino” do diretor cearense Karim Aïnouz estará concorrendo à premiação principal, a Palma de Ouro.

Filmes selecionados para a 77ª edição de Cannes; CONFIRA

Durante a história do festival, diversos filmes brasileiros marcaram presença. A estreia do País no festival foi com “O Cangaceiro” de 1953, do diretor Aníbal Massaini Neto. Outro filme que marcou a trajetória brasileira no festival é “O Pagador de Promessas” de 1962 do diretor Anselmo Duarte, é o único filme nacional que já conquistou o maior prêmio de Cannes.

Alguns dos outros filmes nacionais exibidos na premiação francesa foram “Eu Sei Que Vou Te Amar” (1986), que rendeu o prêmio ‘Melhor Interpretação Feminina’ para Fernanda Torres, e “Bacurau” (2019), dos diretores Kleber Mendonça e Juliano Dornelles, ganhador na categoria Prêmio do Júri.