Tiradentes: o que aconteceu no dia 21 de abril?
A data 21 de abril é conhecida como o Dia de Tiradentes, mas você sabe qual a origem e o significado do feriado? Conheça a história do inconfidente mineiro
12:15 | Abr. 21, 2024
O dia 21 de abril é feriado nacional no Brasil, sendo lembrado como Dia de Tiradentes. A data faz referência à morte do militar Joaquim José da Silva Xavier.
Xavier teve uma participação importante na Inconfidência Mineira, que perdurou entre os anos de 1789 a 1792 e ficou conhecida como o primeiro movimento republicano no Brasil.
Tiradentes e a Inconfidência Mineira: qual a relação?
A Inconfidência Mineira visou combater as autoridades coloniais portuguesas. O movimento foi organizado pela elite mineradora de Minas Gerais, que estava insatisfeita com a alta cobrança de impostos da Coroa portuguesa, sobre principalmente o ouro.
Tiradentes foi um dos principais líderes da rebelião, pois além de ser um defensor das ideias iluministas, havia sido prejudicado com a gestão do Visconde de Barbacena, o então governador da capitania de Minas Gerais.
Fortaleza tem rua que homenageia Tiradentes; SAIBA onde fica
No entanto, a rebelião não chegou a acontecer, pois um colaboracionista denunciou o movimento em troca do perdão das dívidas que ele havia acumulado com o fisco da Coroa portuguesa. Foi Joaquim Silvério dos Reis quem revelou o local onde Tiradentes se escondia.
Qual é a história de Tiradentes?
Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 12 de novembro de 1746, em uma fazenda em Minas Gerais Ele nasceu em uma família com estabilidade financeira, mas perdeu os pais muito cedo, sendo criado pelo tio Sebastião Ferreira Leitão desde os 11 anos de idade.
Durante a vida, possuiu vários ofícios, sendo um deles o de dentista amador, que lhe rendeu o apelido de Tiradentes. Além de dentista, Joaquim José trabalhou como tropeiro (guia de animais e de transporte de mercadorias), minerador e mercador ambulante.
Ele não teve sucesso em nenhuma dessas profissões e só conseguiu estabilidade no posto de alferes (patente abaixo de tenente) da cavalaria de Dragões Reais, a força militar que atuava na capitania de Minas Gerais.
Tiradentes: como foi a morte?
A investigação e o julgamento dos inconfidentes durou três anos e todos os envolvidos foram condenados. No entanto, a maioria dos participantes da Inconfidência Mineira eram homens ricos e conseguiram diminuir ou anular a pena; muitos ainda receberam perdão da Coroa portuguesa.
Tiradentes foi o único que assumiu abertamente sua participação na Inconfidência Mineira durante as investigações, além de não ser da elite. Ele recebeu a pena maior, a de morte.
Joaquim Silvério dos Reis revelou onde Tiradentes estava escondido. Após o inconfidente ser encontrado, ele foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, no antigo Largo da Lampadosa, que hoje é a Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.
Seu corpo foi esquartejado e espalhado pela estrada de Villa Rica (atual Ouro Preto). Já a sua cabeça, foi exposta na praça central da cidade, como uma ameaça para a população e para evitar futuras rebeliões.
Tiradentes é feriado nacional ou ponto facultativo?
O feriado do Dia de Tiradentes é nacional, portanto é folga para os trabalhadores brasileiros.
A data foi estabelecida desde 1965 pela Lei n.º 4.897. Na mesma lei, Joaquim José da Silva Xavier recebeu o título de Patrono da Nação Brasileira.
Governo Zema chama Inconfidência Mineira de golpe e diz que Tiradentes confessou “crimes”; VEJA
Joaquim José da Silva Xavier recebeu outros reconhecimentos nacionais décadas após sua morte: a cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 21 de abril de 1992.