'Avôs do fisiculturismo' fazem sucesso nas redes com rotina de treinos

Walter, de 61 anos, e Arturo Pérez, de 62, são surdos e começaram a treinar com canos, pedras e cimento. Conheça os "avôs do fisiculturismo"

Os irmãos Arturo e Walter Perez, de mais de sessenta anos, são "lendas" em Nicarágua por sustentarem seu físico de fisiculturista ao longo de décadas. Eles viralizaram recentemente no TikTok com suas rotinas de treino e contam com quase 180 mil seguidores.

Os irmãos, de origem de baixa renda, superaram os desafios da surdez e iniciaram uma jornada de treinos ainda adolescentes em Santa Teresa, Nicarágua. A dupla treinava com canos, pedras e cimento. Hoje, são donos de uma academia onde inspiram e orientam dezenas de jovens que querem seguir seus passos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Avôs do fisiculturismo: dupla superou as dificuldades do passado

A audiência dos irmãos explodiu desde que, há cinco meses, começaram a postar vídeos no TikTok, mas nem sempre foi assim. Vindo de uma família pobre, Arturo e uma irmã nasceram surdos, enquanto Walter tinha audição, mas a perdeu ainda criança.

A mãe os ensinou a ler e escrever em casa, porque não havia escolas inclusivas na época. Eles vendiam jornais na rua e sofriam diversos abusos por não conseguirem falar, segundo a AFP.

Isso mudou quando, após verem um novo vizinho forte levantando pesos, os irmãos começaram a se exercitar. Sem dinheiro para comprar pesos, eles fabricavam equipamentos com pedras, concreto e tubos.

LEIA TAMBÉM | Jovem se irrita ao ser questionado sobre tempo de uso de máquina na academia e vídeo viraliza

Confira um dos vídeos virais da dupla de irmãos:


Avôs do fisiculturismo: competições e prêmios

Hernan Flores, um conhecido levantador de peso da Nicarágua, ouviu falar da dupla e os convidou para treinar em sua academia em Manágua. Em 1988, Arturo ganhou seu primeiro prêmio nacional, enquanto Walter ficou em segundo lugar.

Quando competiam, os irmãos tiveram que aprender a cronometrar o tempo porque não conseguiam ouvir a música que indicava quando era a hora de mudar de pose. Com muito trabalho, ganharam 16 medalhas e cerca de 20 troféus em Nicarágua e nos países vizinhos entre 1988 e 2010.

Embora não participem mais de competições de fisiculturismo, os irmãos se tornaram extremamente populares desde que o filho de Walter, Yahir, criou perfis online e postou imagens deles.

LEIA TAMBÉM | Vira-lata fitness viraliza ao incentivar alunos de academia em troca de carinho

Avôs do fisiculturismo: ginásio para jovens fisiculturistas

Seus vídeos no TikTok, incluindo rotinas de exercícios e receitas de smoothies orgânicos – que familiares e amigos ajudam a produzir – atraíram 5,3 milhões de curtidas no total.

Além da fama, os irmãos agora complementam o rendimento de um ginásio que eles possuem com outros empregos. Arthur trabalha a tempo parcial como barbeiro e Walter solda e repara bicicletas.

O ginásio ocupa uma casa antiga, com paredes verdes e brancas cobertas de fotos antigas dos irmãos em competição. Walter usou suas habilidades de soldagem para construir muitas das máquinas de exercícios.

“Eles são uma lenda aqui em Santa Teresa e acho que isso motiva todos nós, jovens, a virmos aqui para a academia, porque... na idade deles eles parecem magníficos”, disse Ana Saborio, de 33 anos, à AFP.

Com informações da AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fisiculturismo avos do fisiculturismo academia idosos fisiculturistas irmaos fisiculturistas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar