Soneto para E.T.? Nasa enviará poema em mensagem ao espaço

O recado será enviado para a Lua de Júpiter e inclui um poema de Ada Limón, gravado em uma placa de metal. Entenda mais sobre os planos da Nasa

22:40 | Mar. 14, 2024

Por: Penélope Menezes
Poema de Ada Limón será enviado até a Lua de Júpiter, conhecida como Europa, em missão da Nasa (foto: NASA/JPL-Caltech)

A agência espacial Nasa pretende enviar uma placa triangular de metal com a inscrição de um poema manuscrito da poetisa laureada norte-americana, Ada Limón, até a Lua de Júpiter, conhecida como Europa. O lançamento segue previsão para o mês de outubro.

Os versos de Limón, escritos especialmente para a missão na espaçonave Europa Clipper, apresentam a água como um meio de conexão entre a Terra e Europa, a Lua. Acredita-se que o satélite natural de Júpiter abriga um oceano sob sua crosta gelada, com mais que o dobro da quantidade de água de todos os oceanos da Terra combinados.

A obra, intitulada “Em louvor ao mistério: um poema para Europa” (“In Praise of Mystery: A Poem for Europa”, no original), não será a única inscrição no triângulo de metal. Ao seu lado, encontra-se um microchip de silício, estampado com mais de 2,6 milhões de nomes enviados pelo público.

A ação faz parte do projeto “Mensagem em uma Garrafa”, que convidou a população a enviar seus nomes junto à espaçonave da missão.

Nasa busca candidatos para missão de um ano em Marte; ENTENDA

Soneto para E.T.? Entenda missão para Lua de Júpiter

A placa é feita de metal tântalo e possui cerca de 18 por 28 centímetros, apresentando elementos gráficos em seus dois lados. O painel voltado ao exterior destaca a gravação de ondas sonoras da palavra “água” em 103 línguas diferentes, uma ligação entre a Terra e a Lua de Júpiter.

No centro das representações linguísticas, um símbolo também inclui o sinal da linguagem de sinais americana para “água”.

“A mensagem de conexão através da água, essencial para todas as formas de vida como a conhecemos, ilustra perfeitamente a ligação da Terra com este misterioso mundo oceânico que nos propomos a explorar”, relata a diretora da Divisão de Ciência Planetária da sede da Nasa em Washington, Lori Glaze.

Em 2030, após uma viagem de 2,6 mil milhões de quilômetros, a espaçonave Europa Clipper começará a orbitar Júpiter e realizar sobrevoos próximos de Europa, com o objetivo de determinar as condições que possam sustentar vida.

Soneto para E.T.? Confira design de placa com poema

Veja a seguir o design da placa que será enviada até a Lua de Júpiter, incluindo a presença de um poema original de Ada Limón.

Confira o vídeo direto no YouTube