Piloto realiza parto de bebê durante voo para Tailândia
O piloto estava conduzindo o avião quando uma mulher entrou em trabalho de parto inesperadamente. Ele foi ajudá-la e o co-piloto controlou a aeronaveO parto de uma bebê foi realizado por um piloto durante um voo da VietJet de Taipei, em Taiwan, para Bangkok, na Tailândia, em 23 de fevereiro.
Ao saber que uma passageira havia entrado em trabalho de parto no banheiro, Jakarin Sararnrakskul deixou o co-piloto no comando da aeronave enquanto lidava com a emergência.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A tripulação apelidou carinhosamente a recém-nascida de “Sky Baby” (bebê do céu, em português). Uma equipe médica recebeu a aeronave na chegada e eles estão saudáveis, segundo o NY Post.
Sky baby: parto de bebê em avião
Jakarin Sararnrakskul estava pilotando o avião quando a tripulação de cabine deu o alarme. Ele ajudou no parto da criança depois que a mulher entrou em trabalho de parto inesperadamente.
Em uma postagem no Instagram segurando a bebê, ele escreveu que é piloto há 18 anos e afirmou que "acabou de ajudar um bebê a nascer dentro de um avião”.
O processo aconteceu enquanto a aeronave estava em altitude de cerca de 30 mil pés de altura (aproximadamente 9.144 metros).
"Agora, quando crescer, tem uma história para contar e poderá dizer aos amigos que nasceu no ar. Estou muito feliz e orgulhoso por ajudá-la a vir ao mundo", disse o comandante do avião, citado pela Reuters.
LEIA TAMBÉM | Menina de 10 anos se torna piloto de avião na Austrália
Voo para Fortaleza é desviado após mulher entrar em trabalho de parto
Uma situação parecida quase aconteceu em 25 de fevereiro deste ano. Um avião que saiu de Lisboa, em Portugal, com destino a Fortaleza teve a rota desviada para Las Palmas, nas Ilhas Canárias, após uma passageira entrar em trabalho de parto.
A tripulação começou a procurar médicos no voo e pelo menos quatro mulheres que exercem a profissão estavam no avião, mas nenhuma era ginecologista ou obstetra. Apesar disso, uma delas fez o procedimento de toque e constatou três centímetros (cm) de dilatação.
O avião fez o desvio e percorreu mais uma hora e meia até chegar ao aeroporto. A grávida foi retirada da aeronave, e, depois de certo tempo, o avião seguiu para Fortaleza.
Cerca de 74 bebês já nasceram durante voos
De acordo com um estudo de 2020 publicado pela Sociedade Internacional de Medicina de Viagens, 74 crianças nasceram em voos comerciais entre 1929 e 2018. Apenas três dos recém-nascidos não sobreviveram.
Dados de saúde apontam que a probabilidade de entrar em trabalho de parto é naturalmente maior após 37 semanas, ou cerca de 32 semanas se estiver grávida de gêmeos. Por isso, algumas companhias aéreas não permitem que mulheres grávidas viajem após estes períodos.