Equipe dos EUA avista baleia-cinzenta considerada extinta há 200 anos
O mamífero foi avistado por pesquisadores de aquário nos Estados Unidos e marca a quinta aparição de uma baleia-cinzenta fora do Pacífico; entenda
Uma baleia-cinzenta foi avistada na costa da Nova Inglaterra na semana anterior, 1º de março, por pesquisadores de aquário nos Estados Unidos. A novidade? A espécie é considerada extinta no Oceano Atlântico desde o século XVIII, há mais de 200 anos.
O evento, descrito pelo New England Aquarium como “incrivelmente raro”, é teorizado pelos cientistas como representativo das mudanças climáticas. Nos últimos 15 anos, cinco baleias-cinzentas já foram avistadas nas águas do Atlântico e do Mediterrâneo, incluindo na costa da Flórida, em dezembro de 2023.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os cientistas do aquário voavam cerca de 48 quilômetros ao sul de Nantucket quando notaram uma “baleia incomum”. De acordo com nota compartilhada pela instituição, o avião de levantamento aéreo circulou a área por 45 minutos, permitindo aos observadores capturar fotos adicionais.
“Meu cérebro estava tentando processar o que eu estava vendo, porque esse animal era algo que realmente não deveria existir nessas águas”, revelou a técnica de pesquisa Kate Laemmle.
“Estávamos rindo de como isso era selvagem e emocionante: ver um animal que desapareceu do Atlântico há centenas de anos!”, completa.
Baleia-jubarte é fotografada dando saltos em praia carioca; VEJA
Avistamento de baleia-cinzenta no Atlântico se relaciona com mudanças climáticas
A baleia-cinzenta é regularmente encontrada no Oceano Pacífico Norte e, segundo o New England Aquarium, se diferencia de outras espécies pela falta de barbatana dorsal, pele com manchas cinzas e brancas, e corcunda dorsal seguida por cristas pronunciadas.
Os pesquisadores do espaço acreditam que o mamífero avistado na costa da Nova Inglaterra no início de março pode ser o mesmo que foi encontrado na Flórida no ano passado.
Os avistamentos peculiares podem ser explicados pelo aumento das temperaturas globais, que viabilizaram a falta de gelo durante o verão na Passagem Noroeste, responsável por conectar o Atlântico e o Pacífico através do Oceano Ártico no Canadá.
Animal mais pesado da História pode ser baleia que viveu no litoral do Peru; ENTENDA
A presença e extensão do gelo marinho impediam a distribuição de baleias-cinzentas em outros espaços, mas, consideram os pesquisadores, os animais agora podem viajar pela Passagem no verão, sem a barreira anterior.
“Estes avistamentos de baleias-cinzentas no Atlântico servem como um lembrete da rapidez com que as espécies marinhas respondem às alterações climáticas, se tiverem oportunidade”, destaca Orla O'Brien, a pesquisadora associada do Centro Anderson Cabot para a Vida Oceânica no New England Aquarium.