Gato brasileiro de 1,3 m busca título de maior do mundo no Guinness
Com 1,3 metro e 10 quilos, Xartrux, um gato do interior de São Paulo, pode desbancar bichano da Itália e conquistar o título de maior do mundo. Veja como
12:23 | Mar. 06, 2024
Com 1,3 metro e pouco mais de 10 quilos, Xartrux, um gato da raça maine coon de Jaú, no interior de São Paulo, pode conquistar o título mundial de maior bichano.
Em janeiro, Márcia Oliveira e Jean Martins, tutores do felino, protocolaram a documentação exigida pelo Guinness Book, o livro dos recordes. Desde então, o mascote é um dos candidatos ao título de maior gato do mundo.
A raça é conhecida pelo tamanho maior que o comum e é considerada a maior raça de gatos do mundo.
Maior gato do mundo: processo de validação
Caso a candidatura seja aprovada, o Guinness realizará uma medição oficial do bchano, com a presença de um jornalista, um fotógrafo e um juiz para validação.
Se confirmado o tamanho de Xartrux, o felino brasileiro de seis anos superará o atual recordista, um gato italiano da mesma raça que tem 1,19 metro.
LEIA TAMBÉM | 11 dicas para manter seu gato saudável e feliz
Gato gigante convive com outros felinos
Desde 2013, o casal paulita mantém um trabalho de criação e reprodução de gatos da raça maine coon.
Além deles, outras raças de felinos também vivem no local, como gatos persa, sphynx, sem raça definida (SRD), siberianos e masquerade.
No caso dos gatos maine coon, os cuidados incluem alimentação balanceada, banhos a cada 15 dias e escovação duas ou três vezes na semana devido ao grande volume de pelos.
LEIA TAMBÉM | 10 raças de gatos raras no mundo
Xartrux era um filhote pequeno
Apesar do tamanho, Xartrux era o menor filhote da ninhada e acreditava-se que ele não iria se desenvolver. No entanto, ele começou a crescer desproporcionalmente em comparação com seus irmãos.
Os machos têm em média 1,1 metro e as fêmeas, apenas 10 centímetros a menos. No caso de Xartrux, ele deve ser o maior gato vivo atualmente.
Maine coon: a raça de gatos gigantes
Maine coon é uma raça de gato originária do nordeste dos Estados Unidos. É considerada a raça de pelo mais antiga, além de ser a maior de todas as raças de gato do mundo e ser muito dócil.
Ela foi reconhecida como raça oficial no estado norte-americano do Maine, onde era famosa pela sua capacidade de caçar ratos e tolerar climas rigorosos.