Britânico atravessa África a pé; trajeto equivale a 360 maratonas

O jovem de 26 anos já percorreu 13.270 km em 304 dias e está próximo do seu destino, mas passa por alguns desafios — como atravessar o deserto do Saara

14:49 | Mar. 05, 2024

Por: Évila Silveira
A distância percorrida pelo homem equivale a correr em torno de 360 maratonas (foto: Reprodução/Instagram @hardestgeezer)

Um britânico de 26 anos aspira percorrer todo o continente africano partindo do ponto mais a sul da África do Sul até o ponto mais ao norte da Tunísia. A distância equivale a correr em torno de 360 maratonas.

Atualmente o homem enfrenta um dos maiores desafios que é atravessar o deserto do Saara com a presença de tempestades de areia. Ele já percorreu 13.270 km em 304 dias e está próximo do destino.

Russel Cook já fez o trajeto de Istambul a Londres, completou uma maratona puxando um carro e, desta vez, passa por 16 países, apoiado por uma pequena equipe de amigos.

Britânico corre à noite para atravessar deserto do Saara

Em entrevista à BBC, o corredor disse que começa a correr todos os dias às 19h e termina por volta das 5h para reduzir o tempo de exposição ao sol e ao vento.

Em seu vídeo mais recente do Youtube, intitulado “correndo pela África à NOITE para evitar o sol”, ele é visto em um veículo se preparando e correndo com uma lanterna pelo trajeto.

“É menos cansativo e significa que devo reduzir o risco de lesões ou aumentar a chance de poder correr mais”, diz.

LEIA TAMBÉM | 8 motivos para incluir a corrida na rotina

África à pé: obstáculos de percorrer o continente

Russell Cook, de Worthing, Inglaterra, planejou originalmente completar 360 maratonas em 240 dias a partir de abril de 2023, mas atrasou alguns meses.

A pequena equipe enfrentou problemas em quase todas as partes do processo de planejamento, incluindo questões de visto e pilotagem do veículo de apoio. Além disso, bolhas nos pés e exaustão fazem parte do desafio.

Cook ainda conta que convenceu dois homens a não roubá-lo enquanto ele corria sozinho.

O britânico percorre em torno de 55 km todos os dias, mas, em alguns momentos, se sentiu mal e não atingiu a meta diária. Para compensar, também houve dias em que Russell Cook correu mais de 110 km.

Ao longo do caminho, ele admite que se preocupa com o financiamento do seu desafio. Na esperança de conseguir mais patrocínio, Cook e sua equipe documentam sua jornada nas redes sociais.

Homem atravesssa África à pé: presença nas redes sociais

Além de acumular mais de meio milhão de seguidores no Instagram, Cook também se faz presente semanalmente no Youtube. Seu canal possui mais de 160 mil inscritos e seus vídeos possuem muitos acessos.

O homem prevê chegar até o destino final já no início de abril. O desafio é em prol das organizações de maratona The Running Charity e WaterAid.

Superação e motivação após adolescência

Cook lutou para estabelecer sua saúde mental quando adolescente. Incapaz de encontrar valor em empregos, ele disse em entrevista à CNN que se sentia preso e passava o tempo nos fins de semana bebendo com amigos e jogando.

Até que em uma festa ele resolveu parar de viver daquela maneira e voltou correndo para casa sozinho por 20 km. Depois disso, um amigo pediu a Cook que corresse uma maratona local e ele foi.

Em uma visita que fez ao continente africano, ele conheceu um ciclista italiano que pedalava sem parar ao redor do mundo. Essa conversa motivou Cook a começar a planejar como percorreria toda a extensão de África.

Confira o vídeo de Cook apresentando seu projeto:

Com informações da BBC News e da CNN