Peixe brasileiro é pescado na Irlanda e viraliza na web; entenda
Peixe da espécie pacu, originária de rios brasileiros, foi pescado já morto em um lago no interior da Irlanda no último final de semana. Entenda o caso
12:25 | Mar. 04, 2024
Um fato inusitado aconteceu no interior da Irlanda. Um peixe da espécie pacu, nativa das bacias amazônicas, foi pescado no último fim de semana, no lago Garadice em Leitrim, a aproximadamente 140 quilômetros da capital irlandesa, Dublin.
O pescador e empresário Steve Clinch, 68, disse que pegou o bicho, que pesava dois quilos, já sem vida da água.
"Parece que ele foi colocado vivo e, posteriormente, morreu. Eu simplesmente o retirei e relatei às autoridades locais, que o levaram para inspeção, considerando ser uma espécie não nativa da região", afirmou à BBC.
Peixe barulhento do tamanho de uma unha é descoberto na Alemanha; VEJA
O caso chamou atenção nas redes sociais e muitos brasileiros brincaram com a situação. "Foi fazer intercâmbio", comentou um internauta. "Foi aprender a falar inglês", disse outro.
Peixe pacu pescado na Irlanda: fato gera intriga nos cientistas
O Inland Fisheries Ireland, instituto irlandês responsável pela proteção, gestão, manejo e conservação dos recursos de água doce e de pesca na Irlanda, ficou intrigado com o caso e começou a investigar. O pacu está sendo mantido refrigerado em um laboratório para exames, segundo o instituto.
"Ainda não há detalhes definitivos sobre a origem do peixe e como chegou ao lago Garadice, mas pode ter sido liberto de um tanque particular de peixes", explicou a assessoria de imprensa do local.
O órgão ainda enfatizou que só um peixe da espécie foi encontrado no lago.
Estudo mostra descoberta de nova espécie de peixe-nuvem em Aquiraz; LEIA
Peixe pacu pescado na Irlanda: possível exportação?
A Irlanda regulamenta a criação de peixes não nativos com leis específicas. Não é proibida a atividade, mas são adotadas medidas para haver um controle, com o intuito de proteger o ecossistema local.
Em nota à BBC, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que a Coordenação de Comércio Exterior da pasta realizou um levantamento e não identificou exportações de peixes nativos do Brasil para a Irlanda nos últimos 12 meses.
Peixe com 300 kg, e ameaçado de extinção, é encontrado no Pará; CONFIRA