Árvore do amor: símbolo de RN é atacada e cortada

Símbolo turístico do Rio Grande do Norte, a "Árvore do Amor" atrai pessoas que buscam sorte nos relacionamentos. A planta foi vítima de vandalismo nesta semana

06:00 | Mar. 02, 2024

Por: Isabel Prado
Árvore do amor: símbolo que atrai turistas no Rio Grande do Norte foi atacado e teve as raízes vandalizadas na última terça-feira, 27 (foto: Reprodução/Idema)

A “Árvore do Amor”, planta de 300 anos que é símbolo turístico no estado do Rio Grande do Norte, foi vandalizada. A planta teve suas raízes cortadas na última terça-feira, 27, segundo informações da Prefeitura de Maxaranguape, município do litoral potiguar.

O arco formado pelo entrelaçamento de duas gameleiras atrai diversas pessoas solteiras que buscavam sorte no amor, ou namorados que amarravam fitas na árvore, fazendo pedidos.

Os principais cuidados para cultivar uma árvore; LEIA 

Árvore do Amor: ataque é considerado crime ambiental

A prefeitura de Maxaranguape atribuiu o ato a um crime ambiental, fez um boletim de ocorrência e acionou os órgãos e a polícia para investigarem o caso.

“Enquanto a administração municipal, parceiros e membros da população lutam pela recuperação ambiental e principalmente o desenvolvimento sustentável deste ponto turístico, outras pessoas fazem o oposto, infelizmente”, lamentou a Prefeitura.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) informou em nota que enviou uma equipe de fiscalização ao local para apurar o caso e "adotar as medidas administrativas cabíveis".

Árvore do Amor: possível motivo dos cortes

As motivações dos cortes continuam sendo investigadas. "Existe uma prática das pessoas colherem uma espécie de cola que fica na raiz das plantas, para capturar pássaros. Mas pelos cortes feitos a gente acredita que foi mais por maldade", disse Rafael Bail, secretário de meio ambiente da cidade, para o g1 Rio Grande do Norte.

"Quem tira o visgo da raiz da planta normalmente faz um pequeno corte, mas os cortes foram muito grandes, chegaram a apartar algumas”, continua.

Árvore do Amor: planta não morreu

Apesar dos cortes danosos, a planta centenária não morreu. O secretário informou que pediu a Idema que enviasse técnicos florestais para que ajudasse a árvore a se recuperar. 

Árvore de 200 anos, do filme Robin Hood, é cortada por adolescente; ENTENDA