Comportamento sexual de baleias jubarte é fotografado pela 1ª vez
Embora seja o primeiro registro com baleias jubarte, o comportamento sexual entre animais do mesmo sexo é comum em diversas espécies por inúmeros motivos; entenda
13:17 | Mar. 01, 2024
Duas baleias jubarte foram registradas copulando pela primeira vez na Costa do Maui, segunda maior ilha do Havaí, em 2022. O registro foi divulgado nesta semana na Marine Mammal Science e chamou a atenção não só da comunidade científica.
Este não só é o primeiro registro de penetração de uma baleia jubarte, como também é o primeiro avistamento de atividade sexual entre dois machos de baleias jubarte.
Apesar de ter sido estudado durante décadas, o comportamento sexual das baleias jubarte permaneceu um mistério, mesmo para os especialistas.
Baleias jubarte se aproximaram do barco dos fotógrafos
Em 19 de janeiro de 2022, enquanto uma embarcação particular estava parada e com o motor desligado, duas baleias se aproximaram. Fotógrafos então observaram um dos mamíferos começando a se envolver em comportamentos sexuais com o outro.
Uma das baleias estava magra e coberta de parasitas, apresentando sinais de problemas de saúde.
A segunda baleia se aproximou da primeira, usando as suas barbatanas peitorais para manter a baleia ferida no lugar e iniciar a interação sexual.
Os mamíferos circularam o barco inúmeras vezes, permitindo que os fotógrafos Krannichfeld e Romano tivessem a oportunidade de documentar o momento, segurando suas câmeras na lateral do navio parado.
Stephanie Stack, pesquisadora e autora principal do artigo, foi contatada pelos fotógrafos de Maui para saber mais sobre o encontro que eles documentaram enquanto navegavam recreativamente.
“O que eles encontraram foi uma observação sem precedentes e proporcionam uma visão única da vida privada destes mamíferos marinhos”, relatou em comunicado.
LEIA TAMBÉM | Baleias interagem com humanos na intenção de remover parasitas do corpo
Comportamento sexual entre cetáceos é comum
A disparidade de saúde entre as duas baleias acrescenta uma camada de complexidade do registro. As más condições de uma delas podem ter contribuído para o comportamento observado.
Embora seja a primeira vez que foi relatado para baleias jubarte, o comportamento sexual entre animais do mesmo sexo é comum no reino animal e está documentado para muitas espécies de cetáceos, como golfinhos e orcas.
O propósito do comportamento é variado, incluindo:
- aprender ou praticar comportamentos reprodutivos,
- estabelecer ou reforçar relações de dominação,
- formar alianças sociais e/ou
- reduzir tensão social entre os indivíduos.
No caso registrado, os pesquisadores sugerem que o comportamento sexual não era bem-vindo, mas a baleia doente não era forte o suficiente para conseguir brigar com a saudável.
Com informações do artigo publicado na Marine Mammal Science