Cientistas descobrem réptil parecido com dragão de 240 milhões de anos

O fóssil, apelidado de "dragão", é de um réptil aquático de cinco metros de comprimento. Animal viveu há cerca de 240 milhões de anos na China

10:50 | Fev. 24, 2024

Por: Isabel Prado
Cientistas revelam fóssil de réptil, apelidado de dragão chinês, de 240 milhões de anos, (foto: Museu Nacional da Escócia)

Cientistas internacionais revelaram dados de um fóssil de um réptil aquático, com cerca de cinco metros de comprimento, o Dinocephalosaurus orientalis. A criatura é do período Triássico da China, há 240 milhões de anos. 

O réptil, apelidado de "dragão chinês", foi identificado pela primeira vez em 2003. Agora, a descoberta recente de fósseis da mesma espécie permitiu os estudiosos de visualizar a criatura inteira. 

Nova espécie de escorpião: artigo divulga descoberta de fóssil da região do Araripe; VEJA 

Fóssil de 240 milhões de anos: cientista dá mais detalhes 

O paleontólogo Nick Fraser, dos Museus Nacionais da Escócia, deu mais detalhes sobre o fóssil em entrevista à CNN. 

“Ainda estou perplexo com a função do pescoço longo. A única coisa que consigo pensar é que eles estavam se alimentando em águas que continham pedras e talvez fendas entre essas pedras. E eles estavam usando seus longos pescoços para sondar e entrar em algumas dessas fendas para talvez capturar presas dessa maneira", disse Fraser.

Mesmo com toda a tecnologia atual, Nick afirma que é difícil compreender os animais que viviam no período Triássico. 

“Ainda estamos com algumas dificuldades, como acontece com muitos animais do período Triássico, porque é realmente um mundo estranho e maravilhoso, com todos os tipos de animais bizarros fazendo coisas que os animais de hoje não parecem estar fazendo”, concluiu o paleontólogo.

Urca descobre fóssil de planta de 120 milhões de anos que era transportada por pterossauros; CONFIRA