Registro de macaco nadador é premiado melhor foto subaquática
O fotógrafo Suliman Alatiqi ficou em primeiro lugar com a foto de um macaco-comedor-de-caranguejo nadando na Tailândia. Veja como foi feito o registroO registro que levou o prêmio de melhor fotografia subaquática do Underwater Photography Guide é o de um primata nadador, fotografado nas ilhas Phi Phi, na Tailândia.
O fotógrafo kuwaitiano Suliman Alatiqi concentrou-se por semanas no comportamento marítimo dos macacos-caranguejos, com atenção nas suas atividades aquáticas para registrar o momento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Macaco nadador: a história por trás da foto
Após ler sobre os macacos comedores de caranguejo se alimentarem na água, o fotógrafo Suliman Alatiqi ficou curioso sobre este comportamento e a possibilidade de documentá-lo e exibi-lo de uma perspectiva subaquática.
Sem qualquer guia e com pouca informação publicada sobre este comportamento, ele dedicou longas horas rastreando e observando diferentes clãs de macacos.
Para o fotógrafo, o maior desafio foi estar no lugar certo na hora certa e a experiência mais interessante foi poder criar laços com um clã em particular durante vários dias.
"Acho que depois de me ver algumas vezes, o chefe ficou muito relaxado perto de mim e eles cuidaram de seus negócios sem se importar com a minha presença”, disse ao site da premiação.
Ele relata que no último dia deixou de lado sua câmera e sentou-se ao lado do chefe na beira da água. “Aproveitei o momento como se fosse um convidado em sua casa. Foi como sair com um amigo à beira da piscina. Foi uma experiência inesquecível”, conta.
Leia Também: 4 dicas para tirar fotos incríveis no inverno CONFIRA
Macaco-comedor-de-caranguejo
O macaco comedor de caranguejo (Macaca fascicularis) é também conhecido como macaco de cauda longa. Eles adaptaram-se à vida no mar e aventuram-se na água por vários motivos, incluindo transporte, procura de alimentos, arrefecimento e diversão.
Essa espécie pode mergulhar por até meio minuto e cobrir distâncias curtas mais rápido do que a maioria dos humanos.
Leia mais
Premiação "Underwater Photography Guide"
Este ano, a premiação contou com milhares de inscrições de mais de 90 países ao redor do mundo. Conforme as novas regras, fotos processadas com ajuda da IA (inteligência artificial) só puderam concorrer em duas categorias: Arte Digital e Moda Subaquática.