O que é o Festival de Parintins? Conheça a festa
A festa se tornou mais conhecida depois do destaque de Isabelle no BBB 24. Conheça o Festival Folclórico de Parintins
13:27 | Fev. 14, 2024
O Festival Folclórico de Parintins é uma festa tradicional que acontece na ilha de mesmo nome, localizada às margens do Rio Amazonas, a 420 quilômetros de Manaus. Realizada anualmente, a festa dura três dias, com as duas agremiações rivais - o Boi Caprichoso e o Boi Garantido - encenando a lenda da Mãe Catirina com fantasias, músicas e alegorias.
O evento ganhou mais relevância no último mês, com a participação de Isabelle Nogueira no Big Brother Brasil 2024. A sister é cunhã-poranga do Boi Garantido, uma das agremiações da festa. O sucesso chamou atenção da emissora Rede Globo, que está negociando para transmitir o evento.
Saiba mais sobre o Festival de Parintins.
Festival de Parintins: Qual a história do evento?
O festival foi oficializado em 1965 por um grupo de amigos ligados à Juventude Alegre Católica visando arrecadar fundos para a construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins.
Nessa época, apenas quadrilhas participaram e os bois Caprichoso e Garantido ainda não faziam parte do evento.
No Festival de Parintins, os dois bois-bumbás encenam a lenda da Mãe Catirina, uma mulher que estava grávida e com desejo de comer língua de boi. Para satisfazê-la, seu marido, Pai Francisco, sacrifica o boi favorito do patrão, que ameaça matá-lo. Um pajé salva Francisco da morte, ressuscitando o boi antes de a tragédia acontecer.
Atrações de ambos os bois exploram temáticas regionais, como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos, por meio de alegorias, danças, canções e encenações.
O espetáculo, conforme o site oficial do Festival de Parintins, envolve o público com diversos personagens, figurinos, atuações, luzes teatrais, carros alegóricos e fogos de artifício.
O evento é realizado anualmente e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2015 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Qual a diferença entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso?
Boi Garantido e Boi Caprichoso são os bois-bumbás rivais do festival. Os dois grupos são marcados por diferenças no estilo de apresentação e nas histórias apresentadas.
A rivalidade começou em 1966, quando os dois bois foram convidados para participar do festival juntos. Desde a época, as torcidas vermelha (do Boi Garantido) e azul (do Boi Caprichoso) têm o antagonismo, tanto no Festival de Parintins quanto no cotidiano da comunidade local.
6 festas folclóricas e culturais para conhecer no Brasil; VEJA
Para os moradores e participantes da festa, não se trata apenas de uma competição, mas de uma expressão da identidade cultural da região.
A participação de Isabelle no BBB 24 também representou um feito histórico para os bois: as duas torcidas se uniram pela permanência da sister na casa. E o resultado tem sido positivo: Isabelle não ganhou mais de 5% dos votos nos paredões que participou.
Parintins: marcas se reinventam para o festival
As marcas que patrocinam o Festival de Parintins também buscam o apoio das torcidas por meio de estratégias de marketing. Ano passado, a Coca-Cola, patrocinadora do festival, lançou latinhas comemorativas do Guaraná Tuchaua (produzido na região).
O produto teve duas versões: vermelha, em alusão ao Boi Garantido, e azul, a cor do Boi Caprichoso.
O objetivo é atrair os consumidores participantes da agremiação do Boi Caprichoso que compravam as bebidas de empresas concorrentes, por conta da cor vermelha das embalagens dos produtos da Coca-Cola.
Qual emissora irá transmitir o Festival de Parintins?
Enquanto a Rede Globo negocia a transmissão do Festival nacionalmente, os espectadores podem assistir pela TV A Crítica, emissora sediada em Manaus.
Para os que estão fora do estado, A Crítica transmite o Festival de Parintins pelo seu canal no Youtube.