Dia de N. Sra. de Lourdes: conheça a santa das curas milagrosas

Em 11 de fevereiro, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes. Confira a história da santa

06:00 | Fev. 11, 2024

Por: Évila Silveira
A data recorda uma série de 18 aparições que a Virgem Maria fez a uma camponesa francesa de 14 anos (foto: Freepik)

Nossa Senhora de Lourdes é a santa cujo dia é comemorado neste 11 de fevereiro. A data recorda uma série de aparições que a Virgem Maria fez a uma camponesa francesa de 14 anos.

Padroeira dos enfermos e doentes, Nossa Senhora de Lourdes é venerada desde meados do século XIX.

A devoção à santa das curas milagrosas ela surgiu na França em uma cidade chamada Lourdes, na qual há um grande ponto de peregrinação nos dias de hoje.

História da Nossa Senhora de Lourdes

Segundo a Igreja Católica, em 11 de Fevereiro de 1858, uma moça chamada Bernadette foi buscar lenha com a irmã e uma amiga. Ao se aproximar de uma gruta perto do rio, avistou uma luz vindo de um ponto próximo a uma roseira.

A luz envolvia uma mulher que usava um vestido branco e segurava um rosário. Bernadette ajoelhou-se, pegou o seu rosário e começou a rezar. A jovem frequentemente voltava ao local para encontrar a aparição e rezar com ela.

Em 25 de fevereiro, a senhora pediu a Bernadette para comer a grama e escavar um buraco. Após isso, começou a brotar a água da nascente milagrosa. Curas inexplicáveis entre o povo passaram a acontecer por meio das águas da gruta de Lourdes.

Nossa Senhora de Lourdes é padroeira de onde?

Nossa Senhora de Lourdes é a Santa Padroeira da cidade de Conquista, em Minas Gerais.

No Brasil, há basílicas dedicadas a ela no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Há também uma cidade nomeada como Nossa Senhora de Lourdes no estado de Sergipe, além de alguns bairros.

Dia mundial dos enfermos lembra N. Sra. de Lourdes

Nossa Senhora de Lourdes é conhecida como a santa das curas milagrosas e intercede por aqueles que sofrem de diversos males do corpo e da alma. Por conta disso, o dia 11 de fevereiro também celebra o Dia Mundial dos Enfermos.

O Papa Francisco já divulgou a mensagem para o 32º aniversário da data. “Não é conveniente que o homem esteja só” (Gn 2, 18). “Desde o início, Deus, que é amor”, escreveu o líder católico em sua mensagem.

“Ele (Deus) criou o ser humano para a comunhão, inscrevendo no seu íntimo a dimensão das relações. Assim a nossa vida, plasmada à imagem da Trindade, é chamada a realizar-se plenamente no dinamismo das relações, da amizade e do amor mútuo. Fomos criados para estar juntos, não sozinhos”, publicou o site Vatican News.

O Papa destaca que o primeiro cuidado de que necessitamos na doença é uma proximidade cheia de compaixão e ternura. Cuidar do doente significa cuidar de todas as relações: com Deus e com os outros, segundo ele.

Oração de Nossa Senhora de Lourdes

Ó Virgem puríssima,

Nossa Senhora de Lourdes,

que vos dignastes aparecer a Bernadete,

no lugar solitário de uma gruta,

para nos lembrar que é no sossego

e recolhimento

que Deus nos fala

e nós falamos com Ele,

ajudai-nos a encontrar o sossego

e a paz da alma

que nos ajudem a conservar-nos

sempre unidos em Deus.

Nossa Senhora da Gruta de Lourdes,

dai-me a graça que vos peço

e tanto preciso (pedir a graça).

Nossa Senhora de Lourdes,

rogai por nós.

Amém.