De cometa à chuva de meteoros: os eventos astronômicos de fevereiro

Guia do Observatório da UFRJ prevê conjunções, chuva de estrelas cadentes e até passagem de cometa em fevereiro. Confira fenômenos astronômicos no mês

Diversas conjunções e eventos no espaço marcam o calendário astronômico do mês de fevereiro deste ano.Um dos principais fenômenos ocorre no dia 9 de fevereiro, quando começa a chuva de meteoros Alfa Centauridas.

Durante a madrugada, ao olhar para o sul será possível ver a atividade máxima das estrelas cadentes no céu.

Ano bissexto: por que fevereiro tem 28 ou 29 dias? ENTENDA

Além desse fenômeno, a passagem do cometa C/2021 S3 (PANSTARRS) deve ser observada pelo céu este mês.

Confira a seguir, os eventos astronômicos do mês de fevereiro de acordo com o guia de Efemérides Astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Principais eventos astronômicos de fevereiro

7 de fevereiro – Conjunção da Lua e Vênus

No dia 7, a Lua passa a apenas 5,3º ao sul de Vênus, em uma conjunção que pode ser observada antes do amanhecer, direção leste.

8 de fevereiro – Conjunção da Lua com planetas

Logo após se aproximar de Vênus, a Lua vai entrar em conjunção com mais dois outros planetas. No dia 8 de fevereiro, a conjunção entre Lua e Marte acontecerá antes do amanhecer na direção leste. No mesmo dia, Vênus, Marte, Lua e Mercúrio irão compor um quarteto celeste.

9 de fevereiro — Chuva de estrelas cadentes

Máxima atividade da chuva de meteoros Alfa Centauridas, que poderá ser observada durante a madrugada.

10 de fevereiro — Conjunção entre Lua e Saturno

Os astros estarão muito baixos no horizonte oeste, durante o crepúsculo, antes do anoitecer

14 de fevereiro — Periélio do cometa C/2021 S3 (PANSTARRS)

O cometa estará visível e atingirá o ponto de maior proximidade com a Terra no dia 14. O máximo brilho será alcançado apenas em março. Para ter a melhor visibilidade do cometa, é recomendado usar binóculos ou pequenos telescópios.

22 de fevereiro — Conjunção entre Marte e Vênus

A conjunção entre Marte e Vênus acontecerá antes do amanhecer. Os astros estarão separados por apenas 0,6º, proporcionando um espetáculo único no céu.

28 de fevereiro — Conjunção entre o Sol e planetas

No dia 28, Saturno e Mercúrio estarão em conjunção com o Sol.

Eclipses 2024: quando tem eclipse solar e lunar este ano? CONFIRA

Cometa C/2021 O3 (PANSTARRS)

O cometa C/2021 O3 (PANSTARRS) foi descoberto em 26 de julho de 2021 pelo projeto de PANSTARRS (“Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System”), dedicado a mapear o céu em busca de objetos em órbitas próximas à da Terra.

Na época de sua descoberta, o objeto estava a 4,3 unidades astronômicas do Sol, ou seja, cerca de 643,28 milhões de quilômetros, considerando que uma unidade astronômica corresponde à distância entre o Sol e a Terra.