Ano bissexto: por que fevereiro tem 28 ou 29 dias? Entenda

Confira a seguir o motivo de fevereiro ter menos dias que os outros meses e mais curiosidades sobre o ano bissexto

10:56 | Fev. 01, 2024

Por: Évila Silveira
Durante o Império Romano, todos os meses mudaram para 30 ou 31 dias para deixar o calendário sincronizado com o ciclo solar. (foto: Reprodução/Freepik)

Mais um ano bissexto está nos calendários. Em 2024, fevereiro terá um dia a mais, como ocorre a cada quatro anos. Mas por que isso acontece? 

Confira a seguir o motivo de fevereiro ter menos dias que os outros meses e mais curiosidades sobre o ano bissexto.

Por que fevereiro tem dias a menos?

O sistema que usamos para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra. Apesar de existirem outras formas de contar o tempo, esta é forma adotada como universal ao ser reconhecida por todos os países.

Durante o Império Romano, ao adotar o calendário gregoriano, todos os meses mudaram para 30 ou 31 dias para deixar o calendário sincronizado com o ciclo solar.

Porém, como os romanos consideravam fevereiro como um mês de má sorte, eles decidiram que o segundo mês do ano fosse o mais curto.

Ano bissexto: O que é?

O ano bissexto é aquele que possui 366 dias em vez dos 365 dias dos anos considerados “normais”. A Terra não leva somente 365 dias para concluir uma volta ao redor do Sol, mas 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos.

A pedido de Júlio César, em 45 a.C., o astrônomo alexandrino Sosígenes desenvolveu um calendário para levar em consideração, de forma mais precisa, o tempo de translação da Terra.

A solução encontrada por Sosígenes foi aumentar um dia a cada quatro anos para compensar as cerca de seis horas “perdidas”. Afinal, a soma de seis horas quatro vezes seguidas resulta em 24 horas, ou seja, um dia completo. Os romanos decidiram então que esse dia adicional seria em fevereiro.

Os próximos anos bissextos serão: 2028, 2032, 2036, 2040, 2048, 2052.