Chip cerebral: o que é o implante da empresa de Elon Musk
O implante, do tamanho de uma moeda, é colocado no cérebro mediante cirurgia. Entenda como funciona o chip cerebralElon Musk anunciou nesta segunda-feira, 29, que os resultados iniciais do implante do primeiro chip cerebral foram promissores. Um paciente recebeu o chip da empresa Neuralink neste domingo, 28.
O anúncio foi feito por meio de postagem no X (antigo Twitter). Musk também confirmou a recuperação bem sucedida do paciente. O dispositivo aspira permitir que pessoas com paralisia controlem equipamentos externos com seus pensamentos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
The first human received an implant from @Neuralink yesterday and is recovering well.
Initial results show promising neuron spike detection.
Chip cerebral: o que é?
A Neuralink foi autorizada em 2023 a testar o chip em humanos. A startup anunciou em setembro que pessoas com paralisia causada por lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA) poderiam participar do estudo.
De acordo com a empresa, o implante cerebral deve permitir que pessoas controlem um cursor ou teclado de computador através do pensamento.
Como o chip cerebral é implantado
O estudo utiliza um robô para introduzir um implante de Interface Cérebro-Computador (ICC) por meio de um procedimento cirúrgico. O dispositivo é instalado no cérebro e, a partir daí, acompanha a intenção de movimento do paciente.
No X (antigo Twitter), Musk escreveu que o produto da Neuralink foi chamado de “Telepathy” (Telepatia).
Chip cerebral: Teste em macacos
Um grupo de ética médica pediu, em setembro de 2023, uma investigação sobre a morte de mais de dez macacos em testes da implantação de chips cerebrais nos bichos pela empresa Neuralink.
Elon Musk, fundador da empresa, afirmou que alguns animais morreram de doenças terminais durante os procedimentos.
A Neuralink foi fundada em 2017 e começou a fazer experimentos em animais após 12 meses. Uma investigação da Reuters indicou que a empresa teria abatido cerca de 1.500 animais que tinham de doenças de grande sofrimento antes de morrerem.
A companhia de neurotecnologia do bilionário pretende construir canais de comunicação direta entre o cérebro e os computadores.