Japão pousa na Lua: o que se sabe sobre 1ª visita do país ao satélite
Nave lunar japonesa pousa de cabeça para baixo na superfície da Lua; confira o que se sabe sobre a primeira visita do país ao satélite
21:42 | Jan. 25, 2024
A agência espacial do Japão (Jaxa) confirmou nesta quinta-feira, 25, que sua primeira missão lunar na história atingiu com sucesso um pequeno pedaço da superfície lunar, numa demonstração bem-sucedida do seu sistema de aterrissagem.
Apesar do sucesso da missão, o módulo aterrissou de cabeça para baixo, o que não comprometeu o processo de aterrissagem.
O Japão se tornou a quinta nação na história a chegar à Lua quando o Smart Lander, ou SLIM - nome dado para a missão japonesa -, pousou em solo lunar na manhã de sábado, 20. No entanto, problemas com as baterias solares da sonda inicialmente tornaram difícil confirmar se a sonda pousou na zona-alvo.
CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp
A projeção de imagens do SLIM, apelidado de “o Sniper da Lua”, teve contribuição da marca Sony. O principal objetivo, além de buscar pistas sobre a origem da Lua, incluindo a análise de minerais com uma câmera especial, era marcar o nome do Japão na história das viagens espaciais.
Coreia do Norte dispara vários mísseis de cruzeiro no mar, dizem EUA e Coreia do Sul; CONFIRA
O gerente de projeto da JAXA, Shinichiro Sakai, afirmou que as imagens enviadas eram exatamente como as imaginadas e vistas em renderizações de computador.
"Algo que projetamos viajou até a lua e tirou aquela foto. Quase caí quando vi", disse ele em relação às primeiras imagens projetadas. Para o pouso preciso, Sakai afirmou que daria ao SLIM uma “pontuação perfeita”.
“Demonstramos que podemos pousar onde quisermos”, disse Sakai. "Abrimos uma porta para uma nova era."
Japão na Lua: nação é a quinta que chegou em solo lunar
O Japão seguiu os Estados Unidos, a União Soviética, a China e a Índia ao chegar à superfície lunar. O projeto foi resultado de décadas de trabalho em tecnologia de precisão da Agência Espacial do Japão.
UE busca blindar sua tecnologia e interesses econômicos da China; VEJA
A Jaxa possui um bom histórico em relação a pousos difíceis. Em 2014, sua espaçonave Hayabusa2 pousou duas vezes no asteroide Ryugu, de 900 metros de comprimento, coletando amostras que foram posteriormente devolvidas à Terra.