Após comer manga do chão, caminhoneiro é diagnosticado com leptospirose
O motorista de carreta comeu uma manga que estava caída no chão à beira da estrada; depois de dois dias começou a passar mal e descobriu a doença; veja
21:43 | Jan. 11, 2024
O motorista de carreta Roberto Luis de Lima, de 53 anos, foi internado em estado grave depois de ter comido uma manga caída no chão. O caminhoneiro ainda recebeu um diagnóstico inesperado de leptospirose após o ocorrido.
O homem contou em uma entrevista ao G1 que pegou a manga no chão e descascou com a boca, como fazia com várias outras frutas que encontrava.
Falta de saneamento eleva frequência de leptospirose; LEIA
Dois dias após comer manga, homem começou a sentir fortes dores
Lima comeu a manga no dia 7 de dezembro, em uma rodovia no estado de São Paulo (SP). Após dois dias, o caminhoneiro voltou para casa e começou a ter dores musculares, vômito e febre.
Já no dia 12 de dezembro, Roberto não apresentou melhora, mas voltou ao trabalho para fazer uma entrega no interior do estado, e na estrada, seu estado piorou. Ele começou a vomitar dentro do veículo e precisou da ajuda de seus colegas para ser retirado.
Ele foi levado a um hospital perto de onde estava, foi medicado e liberado. Em Santos (SP), ele procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e foi diagnosticado com dengue.
Lima procurou outra UPA para uma segunda opinião e lá fez mais exames e obteve o mesmo resultado. Seu quadro piorou com o passar dos dias e depois foi solicitado sua internação e hidratação. Ele foi internado no dia 16 de dezembro.
Ratos invadem piscina em casa: "60 ºC no Rio de Janeiro e olha o que apareceu"; VEJA
Os médicos não conseguiram diagnosticá-lo logo. Até que um médico questionou se ele havia bebido em latinhas ou tido contato com alguma enchente nos últimos dias e o caminhoneiro lembrou do episódio da manga, que ajudou a entender o que ele tinha.
Caminhoneiro considera sua recuperação um milagre
Roberto escutou de um residente médico que seus órgãos estavam falhando e que não tinha o que fazer. Além disso, o seu quadro evoluiu de Leptospirose para Síndrome de Well, que é um quadro mais grave da doença, e que muitas pessoas apresentam insuficiência renal.
Roberto teve que fazer algumas sessões de hemodiálise, mas os profissionais de saúde estavam pessimistas em relação à sua recuperação.
“Eu bebia muita água sem querer, comia pedacinhos de bolacha, porque eu tinha que me alimentar e não conseguia. Então, você fica lutando contra o tempo e contra a morte, na realidade. Eu estava desenganado”.
Estudo detecta bactéria da leptospirose em golfinhos e lobos-marinhos; CONFIRA
Lima afirma que começou a apresentar melhoras depois que sua esposa começou a pedir orações. No dia 21 de dezembro, Roberto teve uma melhora significativa, surpreendendo até mesmo os médicos, e um deles inclusive disse que o caminhoneiro havia renascido.
"Foi Deus", afimou o motorista ao G1, que acredita que sua cura foi um milagre e fruto da fé das pessoas que rezaram pela a sua recuperação.
Leptospirose: o que é
Segundo o Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença infecciosa que é transmitida a partir do contato direto ou indireto à urina de animais, principalmente de ratos, infectados pela bactéria Leptospira.
Sua propagação ocorre na pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por mucosas. Seu nível de letalidade pode chegar a 40%, dependendo do caso.
Cuidados com Pets: SAIBA o que fazer com os animais no período chuvoso