Artemis II: Nasa adia para 2025 missão tripulada à Lua
A missão estava marcada para acontecer esse ano, porém a Nasa afirmou nesta terça-feira, 9, que a viagem será feita apenas em setembro de 2025; entendaA missão que iria levar a tripulação à Lua após mais de meio século foi adiada. A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) informou nesta terça-feira, dia 9, que a viagem que iria levar os quatro astronautas para sobrevoar o satélite natural foi adiada para setembro de 2025.
A Nasa planejava fazer a missão ainda este ano, no entanto não será possível. Além disso, o Artemis III, que levaria o homem para aterrissar na Lua, também foi adiado para 2026.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Artemis II: problemas técnicos põem em risco missão americana
As motivações para ter ocorrido o adiamento do voo tripulado seriam por causa de problemas técnicos observados em um teste de voo Artemis. Em um comunicado, a Nasa afirmou que os profissionais detectaram problemas na bateria e em outros setores, como no controle da temperatura do ar.
“Para realizar com segurança essas missões, os líderes da agência estão ajustando os cronogramas para Artemis II e Artemis III, permitindo que as equipes superem desafios associados ao desenvolvimento, operações e integração pela primeira vez”, afirmou a Nasa em um comunicado.
"Garantir a segurança da tripulação é o principal fator para as mudanças no cronograma da Artemis II", completou a agência americana.
A missão deve levar a tripulação a voar em torno da Lua por cerca de 10 dias, sem pousar.
5 filmes para entender a exploração espacial
Artemis II: os quatro astronautas já foram anunciados
Os quatro astronautas que irão compor o Artemis ll já foram anunciados pela Nasa.
- Reid Wisman: o estadunidense foi designado para ser o comandante do Artemis II, e já atuou como engenheiro de vôo a bordo da Estação Espacial Internacional para a Expedição 41;
- Victor Glover: natural da Califórnia, o capitão da Marinha dos EUA vai ser o piloto do Artemis ll;
- Cristina Koch: a piloto de combate de 47 anos das forças armadas canadenses e a única mulher da tripulação foi escolhida como a especialista da missão;
- Jeremy Hansen: o coronel da Força Aérea Real Canadense também foi designado como especialista da missão;
“Pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos – a tripulação da Artemis II – serão os primeiros seres humanos a voar para as proximidades da Lua. Na tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadense em uma missão lunar, e todos os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, afirmou a diretora Vanessa Wyche, do Nasa Johnson.
Artemis III: missão em que o homem vai pisar no solo lunar novamente
A missão, que vai ser a primeira tripulação a descer na Lua desde 1972, também teve seu cronograma modificado. Antes prevista para 2025, os astronautas da Missão Artemis III devem aterrissar no Polo Sul do satélite natural em setembro de 2026.
A agência norte-americana tem como objetivo principal com a viagem construir estruturas permanentes no solo lunar, como uma estação espacial, para possibilitar o avanço dos estudos sobre a Lua e o espaço, e posteriormente, permitir o homem a ir para Marte.
Vídeo de gato é enviado pela 1ª vez do espaço profundo pela Nasa; ENTENDA