Por que o ano novo é chamado de Réveillon? Confira sua origem
O réveillon é o termo que nomeia a festa da virada do ano, entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Mas você conhece o significado da palavra?O Réveillon ou o Ano Novo é o rito de passagem de um ano para o outro, que acontece entre os dias 31 de dezembro e 1° de janeiro. A festividade é um dos momentos mais esperados do ano e significa um novo começo para muitas pessoas.
Mas você sabe de onde surgiu a palavra “réveillon” e o motivo do Ano Novo também ser chamado assim? O POVO explica para você.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ano novo: por que usar branco e pular 7 ondas? VEJA curiosidades
Réveillon: origem do nome
A palavra “réveillon” é de origem francesa, do verbo “réveiller ", que significa “acordar” ou “reanimar”. Assim, o réveillon é visto como o despertar de um novo ano.
Réveillon: história de sua origem
A comemoração da virada de ano é um ritual antigo e surgiu cerca de 2000 a.C., na Mesopotâmia. O evento ocorria observando as fases da lua ou de acordo com as mudanças de estações.
Alguns povos, como os egípcios e os fenícios, comemoravam o novo ano em setembro. No entanto, só a partir de 1500 o réveillon passou a ser celebrado em dezembro, quando o Ocidente adotou o calendário gregoriano
Tradições do Réveillon em outros países
Confira diferentes tradições em lugares do mundo na virada do ano.
Ano Novo nos Estados Unidos
O país da Estátua da Liberdade comemora a chegada de mais um ano de forma similar ao Brasil, com fogos de artifício, bebidas e reuniões entre família e amigos. Mas os conhecedores de filmes hollywoodianos vão notar uma tradição característica: o beijo à meia-noite.
A superstição norte-americana afirma que beijar alguém na virada simboliza um ano de boa sorte no amor e foi reproduzida em filmes como “Diário de Bridget Jones” e “Quando Harry conheceu Sally”.
Réveillon em Fortal: CONFIRA festas de Ano Novo para receber 2024
Ano Novo na Itália
Os italianos se alimentam de lentilhas durante o jantar em uma tradição que remonta aos antigos romanos. Para desejar prosperidade e boa sorte, era comum oferecer uma bolsa de lentilhas para a família e os amigos.
O prato tradicional servido à meia-noite é lenticchie con cotechino (codeguim com lentilha, em português). O “cotechino” é um tipo de linguiça italiana servida ao lado das tradicionais lentilhas.
Ano Novo no Equador
A principal tradição de Ano Novo do país é queimar bonecos de papel machê na virada de 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. Os “monigotes” equatorianos podem ser feitos em casa ou comprados.
As famílias do Equador também se reúnem no último minuto do ano para comer 12 uvas, representando os 12 meses, um costume seguido por outros países, como a Espanha. O objetivo da superstição é garantir a boa sorte e felicidade.
Fim de Ano: VEJA o que funciona em Fortaleza durante Natal e Ano Novo