Cerveja sem álcool faz mal? É realmente sem álcool? Quais benefícios?

Com consumo em alta, algumas dúvidas surgiram em relação à ingestão da cerveja sem álcool; confira se a bebida é segura e quais os benefícios

No ramo de cervejas em geral, algo que tem ganhado certo destaque e elevado sua apreciação entre os consumidores é a produção e distribuição de cervejas sem álcool ou com baixo teor alcoólico.

Muito se sabe que o atrativo deste tipo de produto seria trazer o mesmo frescor da sua versão alcoólica, só que sem os malefícios que possa trazer a versão tradicional.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Cerveja sem álcool é realmente sem álcool?

Em algumas versões, uma cerveja pode apresentar uma quantidade mínima de álcool, lembrando que, por lei, um líquido só pode ser considerado alcoólico quando se registra um teor acima de 0,5% em volume (0,5% vol).

CLIQUE AQUI para seguir o novo canal com as últimas Notícias do O POVO no WhatsApp

Caso o produto venha com níveis abaixo deste 0,5%, pode ser considerado tecnicamente como “não alcoólico” e, inclusive, levar 0% de álcool no rótulo.

Inclusive, é contraindicada na gestação, "pois pode conter um leve teor de álcool", afirmou o nutricionista Euclides David.

Cerveja com álcool faz mal? 

Sim. “As bebidas alcoólicas são prejudiciais para o nosso corpo, tanto na função hepática, gerando danos ao fígado, quanto na grande desidratação”, explicou, reforçando que é ruim também até para quem está na academia se exercitando, pois atrapalha no ganho muscular.

Um levantamento divulgado pelo site de viagens Mochileiros diz que o Brasil ocupa a 53ª posição dos países que mais consomem bebidas alcoólicas. Outro estudo, da publicação “Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2023” relatou a frequência sobre o consumo de produtos alcoólicos.

O estudo diz que a maior parte dos brasileiros entrevistados nunca consumiu bebida alcoólica, cerca de 55% dos entrevistados. Já entre os que consomem, 20% afirmam ingerir uma vez por semana ou a cada 15 dias; 14% bebem uma vez por semana e 7% de duas a quatro vezes por semana. Apenas 3% dos entrevistados disseram consumir cinco vezes ou mais por semana.

5 cervejas para harmonizar com os pratos de Natal e Ano-Novo; CONFIRA

Cerveja sem álcool ajuda na dieta?

Apesar de trazer os benefícios de não conter o teor alcoólico, a cerveja sem álcool ainda pode desregular algumas dietas específicas. Por trazer em sua composição água, malte e cereais, influi na enorme quantidade de carboidratos.

Em comparação, o nutricionista analisou que uma lata de 350 ML teria 132 calorias e 20 g de carboidratos. Logo, essa concentração poderia ser equivalente a um pão “carioquinha”, tendo desta forma um excesso que poderia trazer doenças como diabetes, hipertensão ou algum tipo de gordura no fígado.

"Consumir de forma moderada e procurar um nutricionista para ele equilibrar consumo na dieta, pois em excesso pode contribuir no aumento de gordura na região abdominal", aconselhou sobre o consumo do produto em momentos de dietas.

Além do sabor: conheça os 5 benefícios da cerveja para sua saúde; SAIBA MAIS

Na opinião de Euclides, com o equilíbrio de no máximo cinco cervejas sem álcool, aliadas com uma dieta bem regrada, poderiam sim ser benéficas ao organismo.

Consumo de cerveja sem álcool é indicado na gravidez?

Apesar de teor alcoólico quase mínimo - em alguns rótulos chega a 0% -,  a indicação ideal seria o não consumo, mesmo na versão zero álcool para as mulheres que estão em período de gravidez.

“A cerveja sem álcool deve ser evitada na gravidez, pois pode conter um leve teor de álcool, que é contraindicado na gestação”, afirmou o nutricionista.

Cerveja sem álcool equilibra dieta e curtição?

Na visão do nutricionista, sim. "Principalmente para não perder os momentos de confraternização com amigos e familiares”, finaliza.

Onde matar a sede de cerveja artesanal em Fortaleza? CONHEÇA sete lugares

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cerveja cerveja sem álcool cerveja sem álcool gravidez cerveja faz mal cerveja sem álcool segura cerveja sem álcool benefícios

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar