Astronomia em 2024: calendário de eventos imperdíveis no espaço
Saiba quais eventos astronômicos esperar com a chegada de 2024 e quais serão visualizados no Ceará e no Hemisfério Norte
23:23 | Dez. 18, 2023
Aos profissionais e entusiastas, a chegada de 2024 oferece mais uma chance de observar os corpos celestes ou aguardá-los em seu calendário. Entre os fenômenos esperados, um eclipse solar total deve escurecer os céus na América do Norte.
O cometa 12P/Pons-Brooks, apelidado como “Cometa do Diabo”, também é um dos esperados. O objeto espacial foi descoberto pela primeira vez em 1812 e alcançará sua aproximação máxima da Terra em 2024.
Mas o ano não promete tantos objetos celestes visíveis em Fortaleza ou no Ceará, de acordo com o professor de astronomia no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará e colunista do O POVO, Romário Fernandes.
Confira os principais fenômenos astronômicos para 2024 e as previsões de chegada para cada observação.
Astronomia em 2024: chuva de meteoros
O ano de 2024 incluirá a presença de chuvas de meteoros ao longo de diferentes meses, cada uma com sua peculiaridade. A maioria estará visível no Hemisfério Norte do planeta.
Quadrântidas
As Quadrântidas, originárias da constelação do Boieiro (Bootes), são a primeira chuva de meteoros do ano e recebem o seu nome da extinta constelação Quadrans Muralis.
- Data: 3-4 de janeiro
Líridas
As Líridas acontecem anualmente em abril e atingem o seu pico no final do mês. Além disso, são consideradas pela Nasa como a mais antiga chuva de meteoros conhecida, observada por 2.700 anos.
- Data: 15 a 29 de abril de 2023 (pico em 23 de abril)
Perseidas
Atingindo o seu pico em meados de agosto, a chuva de meteoros Perseidas frequentemente deixa “rastros” de luz e cor ao atravessarem a atmosfera da Terra, de acordo com registros da Nasa.
- Data: 12 a 13 de agosto (pico)
Draconídeos
A chuva de meteoros Draconídeos vem dos detritos do cometa 21 P/Giacobini-Zinner, segundo o portal do Royal Museums Greenwich, e são melhor vistas durante o período da noite.
- Data: 8-9 de outubro (pico)
Oriónidas
Os meteoros da chuva Oriónidas são pedaços do Cometa 1P/Halley (o famoso Cometa Halley), que passa pela Terra uma vez a cada 75-76 anos.
- Data: 21-22 de outubro (pico)
(Para mais informações sobre os picos de chuvas de meteoros em 2024, acesse: https://www.rmg.co.uk/stories/topics/meteor-shower-guide).
Astronomia em 2024: Eclipse Solar Total
O eclipse solar total, quando a Lua bloqueia completamente a face do Sol, é um dos fenômenos astronômicos mais esperados para 2024, visível por toda a América do Norte.
Para visualizá-lo, é preciso utilizar proteção ocular especializada, mas não será possível notá-lo em território cearense.
- Data: 8 de abril
Astronomia em 2024: 12P/Pons-Brooks
O “Cometa do Diabo”, como é popularmente conhecido devido à forma de “chifres” em sua estrutura, se aproximará ao máximo da Terra durante o mês de junho.
- Data: 2 de junho (maior aproximação da Terra)
Astronomia em 2024: Eclipse Solar Anular
Outro eclipse solar acontecerá em 2024, desta vez o anular. O fenômeno está previsto para o mês de outubro, visível no Havaí, partes da Antártida, sul do Chile e Argentina e noroeste da Ilha de Páscoa.
- Data: 2 de outubro
Fenômenos astronômicos visíveis no Ceará
Confira os fenômenos que poderão ser visualizados em território cearense em 2024.
Eclipse Lunar Penumbral
De acordo com Romário Fernandes, uma parte da Lua entra na sombra da Terra e vemos o sumiço de, pelo menos, um pedaço do satélite.
"O máximo do fenômeno vai ser às 23:44 do dia 17 (de setembro). A Lua vai nascer cheia, mas nesse horário será perceptível a falta de uma pequena porção do disco lunar", descreve Fernandes.
- Data: 17-18 de setembro
Superlua (Setembro)
"Teremos nessa data uma coincidência muito próxima entre a Lua Cheia e o perigeu, que é o momento de maior proximidade entre Terra e Lua", explica o profissional.
A Lua nascerá às 18h09min durante esse fenômeno.
- Data: 18 de setembro
Superlua (Outubro)
Outra superlua acontecerá em 2024 durante o mês de outubro a partir das 17h41min.
- Data: 17 de outubro