Nossa Senhora da Imaculada Conceição: história, curiosidades e mais

A padroeira de Portugal e dos EUA dá nome à maior igreja católica da América do Norte. No Brasil, várias cidades adotam o dia como feriado

00:05 | Dez. 08, 2023

Por: Yuri Gomes
Nossa Senhora da Imaculada Conceição é um dos nomes dados à Virgem Maria, que nasceu sem a mancha do pecado original (foto: Reprodução/Wikimedia Commons / João Bidu)

O dia de 8 de dezembro é o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. De acordo com o dogma da Igreja Católica, esse é um dos nomes dados à Virgem Maria, que nasceu sem a mancha (mácula, em latim) do pecado original.

A data é feriado em várias cidades brasileiras, como Aracaju, Campinas, Recife e Salvador, além dos estados do Amazonas e Maranhão. A santa é padroeira de Portugal e dos Estados Unidos.

Imaculada Conceição: onde é feriado em 8 de dezembro? CONFIRA

Imaculada Conceição: quem é a santa?

Para entender quem é Nossa Senhora da Imaculada Conceição é importante compreender o conceito de “Nossa Senhora” dentro da Igreja Católica. Todas as “nossas senhoras” fazem referência a Maria, mãe de Jesus.

Os títulos fazem alusão a manifestações da Virgem Maria em locais específicos, como acontece com Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora Aparecida, ou episódios específicos, como nos casos de Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Imaculada Conceição: qual a origem da devoção?

A devoção a Nossa Senhora da Conceição vem desde o século 15, enquanto o dogma de Nossa Senhora Imaculada Conceição foi promulgado em 1854, pelo Papa Pio IX.

Oficialmente, a Igreja Católica comemora a data desde 1477, quando o Papa Sisto IV ordenou que o festejo constasse no calendário.

A devoção por Nossa Senhora da Imaculada Conceição ganhou força em Portugal ao longo dos séculos, chegando a fazer a santa virar padroeira do país em 1646. Com isso, todas as colônias portuguesas, incluso o Brasil, passaram a tê-la como padroeira.

Imaculada Conceição: história

Desde o início da igreja católica, a Virgem Maria foi reconhecida por expressões puristas como cheia de graça, lírio da inocência e mais pura que os anjos. Isso foi reforçado ao longo dos tempos com os papas.

O primeiro foi Bento XI, em 1304, quando reuniu na Universidade de Paris diversos teólogos e religiosos para acabar com todas as questões a respeito da Imaculada Conceição. Um monge franciscano foi o responsável por solucionar a questão de complicada aceitação de que Deus quis preservar Maria do pecado original.

Assim, a santíssima virgem imaculada seria destinada a ser mãe de seu filho. Isso é possível por causa da “onipotência” de Deus, preservando-a e antecipando os frutos da redenção de Cristo.

O debate se estende até chegar ao papa Pio IX, que, com a Bula (documento pontifício) intitulada “Deus Inefável”, definiu oficialmente o dogma da de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Fiéis são atropelados durante celebração em via pública de Maranguape; VEJA

Imaculada Conceição: curiosidades

Nossa Senhora da Imaculada Conceição é a padroeira dos Estados Unidos e dá nome à maior igreja católica do país. A Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição fica localizada em Washington, DC e foi aberta aos fiéis em 1959. É a maior igreja da América do Norte e está entre as 10 maiores do mundo.

Duas aparições de Nossa Senhora da Imaculada Conceição no século 19 reforçaram o que foi instituído pela igreja.

Primeiro para Santa Catarina Labouré, quando pediu que fosse grafado em uma medalha os dizeres “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. E, posteriormente, para Santa Bernadette, quando disse “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Orações de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
E por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça.

Nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós.

Amém.


Santa Maria, Rainha dos céus,
Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,

Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais.

Lançai sobre mim vosso olhar Imaculado

e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados,

para que eu, que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição,

mereça alcançar o prêmio da vida plena nos céus.

Por intermédio do vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor,

que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre.

Amém.