Imaculada Conceição: veja onde é feriado em 8 de dezembro
A data é considerada ponto facultativo e depende da adoção, por meio de lei, dos estados e municípios para se tornar feriadoDia 8 de dezembro é a data comemorativa de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira de cidades como Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Belém (PA) segundo a crença da Igreja Católica. De acordo com o dogma da religião, é um dos nomes dados a Virgem Maria, que nasceu sem a mancha (mácula, em latim) do pecado original.
Datas, fatos e feriados de dezembro de 2023; CONFIRA
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Mas a data é facultativa e depende dos estados e municípios optarem pelo feriado. Amazonas e Maranhão, além de 20 cidades, adotam a data como feriado; confira.
- Recife;
- Salvador;
- João Pessoa;
- Maceió;
- Aracaju;
- Belém;
- Belford Roxo;
- Belo Horizonte;
- Bragança Paulista;
- Campina Grande;
- Campinas;
- Diadema;
- Franca;
- Itanhaém;
- Pereiras;
- Piracicaba;
- Presidente Prudente;
- Santa Maria;
- São José do Rio Preto;
- Teresina.
Imaculada Conceição: O que é a data comemorativa
O dia da festa da Imaculada Conceição foi definido em 1476 pelo Papa Sisto IV. Mesmo antes da definição do dogma, no século XIX, a existência da festa já era um forte indício da crença da Igreja na Imaculada Conceição.
No dia 8 de dezembro de 1854, dia da comemoração, o Papa Pio IX, com a Bula (documento pontifício) intitulada “Deus Inefável”, definiu oficialmente o dogma da Santa e Imaculada Concepção de Maria.
Assim está escrito na Bula que o Papa Pio X proclamou: “Em honra da Trindade declaramos a doutrina que afirma que a Virgem Maria, desde a sua concepção, pela graça de Deus todo poderoso, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do homem, foi preservada imune da mancha do pecado original. Essa verdade foi-nos revelada por Deus e, portanto, deve ser solidamente crida pelos fiéis”.
Papa pede implementação de 'conversão ecológica global'; CONFIRA
Imaculada Conceição: O que a Bíblia diz
A crença que declara a Imaculada Conceição da Virgem Maria é fundamentada na Bíblia: Maria recebeu uma saudação celestial do Anjo Gabriel quando este veio anunciar que ela seria a “Mãe do Salvador”. Na ocasião, o anjo saudou-a como cheia de graça.
O Papa Pio IX, que proclamou o dogma da Imaculada Conceição, recorreu principalmente à afirmação de Gênesis (3, 15), onde Deus diz:
“Eu porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela, assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar à luz o Cristo, que reconciliaria o homem com Deus.”
Oração à Santa Imaculada Conceição para pedir graça; VEJA
Imaculada Conceição: As diferentes denominações para a Virgem Maria
A lista de nomes atribuídos à Virgem Maria na fé católica é longa e varia a depender do país e da devoção dos fiéis.
Alguns dos títulos são atribuídos a manifestações que os católicos acreditam ter ocorrido em determinado lugar.
Em Portugal, ela é chamada também de Nossa Senhora da Abadia, isso por causa de uma imagem encontrada próxima da Abadia de Bouro, na arquidiocese de Braga, cidade portuguesa.
A denominação festejada em 8 de dezembro faz referência à crença da Virgem Maria como uma mulher pura, livre de todo o pecado desde sua concepção.