Propagandas icônicas de Natal: relembre 6 que marcaram época
As propagandas são completamente necessárias na propagação de certo tipo de conteúdo. Nas datas festivas, são cada vez mais presentesCom a aproximação das datas festivas no final do ano, o comércio se movimenta com o intuito de inovar e atrair clientes. As propagandas vêm com esse propósito de ajuda, e diversas dessas ações ficam marcadas, seja por conta de ser um conteúdo sensível, de crítica ou polêmico.
Essas propagandas podem ajudar na divulgação de um evento, desejar boas festas, mas o principal foco é realmente na venda. Por isso, nessa época do ano, diversos profissionais de marketing são direcionados com este intuito.
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Além de ser uma época do ano em que as pessoas costumam se presentear, o final do ano é marcado pelo 13º terceiro salário, que ajuda na expansão do mercado, auxiliando o acesso às compras, que podem ser impulsionadas por comerciais.
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Propagandas de Natal: Coca-Cola
Quando se pensa em Natal, a principal marca que vem ao imaginário popular é a Coca-Cola. Sua propaganda com mais destaque já é figurada na principal imagem do Natal: o Papai Noel.
Antes da sua primeira grande propaganda da Coca-Cola sobre o Natal na década de 30, a imagem do Papai Noel não era representada igual nos dias atuais. A Coca-Cola iniciou uma campanha de anúncios com o ilustrador Haddon Sundblom, retratando um Papai Noel saudável e realista.
Embora a cor vermelha seja frequentemente associada à Coca-Cola, o casaco vermelho do Papai Noel já existia antes da campanha. O vestuário foi resgatado pelo artista e logo foi associado à empresa.
A versão final de Sundblom, concluída em 1964, tornou-se icônica e é valorizada como parte da coleção de arte da Coca-Cola, e hoje é bastante associada ao Natal.
Além do tradicional Papai Noel da Coca, muito se referencia a figura do urso polar em uma propaganda da marca durante as festas de final do ano.
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Propagandas de Natal: Natal de Luz
"A emoção do Natal de Luz. Natal do Ceará”, popular no Ceará, o Natal de Luz se aproxima da sua 27ª edição. Desde 1997, é referência nos eventos natalinos no Estado, e suas propagandas nas divulgações do evento ficaram marcadas..
Durante a década de 2010, as propagandas sempre eram bastante aguardadas ao final do ano por conta da sua arte icônica, que na época inovou com seu 3D. Natal de Luz já teve Waldonys como interprete e Papai Noel acompanhado de um cavalinho.
Propagandas de Natal: Casas Bahia
Um cenário comum nesta época do ano são os conflitos gerados nos grupos de família nos aplicativos de mensagem. Através deste contexto, a Casas Bahia encontrou uma resolução de paz e perdão por meio do comercial feito em 2019.
O comercial chamado #VoltaProGrupo mostra os momentos dessas brigas que saíam dos aplicativos até os encontros festivos, e logo após a emocionante reconciliação.
Propagandas de Natal: O Boticário
Em 2020, a empresa de produtos cosméticos e perfumes trouxe uma crítica em relação ao padrão estético da principal representação do Natal, o Papai Noel.
O protagonista é um menino nos anos 1980, que registra na memória as imagens da época festiva e se lembra de um mesmo padrão para o Papai Noel.
“Com tanto Papai Noel no mundo, por que nenhum era como eu?”, questionava o garoto. Agora, em 2020, ele se transforma naquilo que sempre imaginou: um Papai Noel negro.
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Propagandas de Natal: Bauducco
Uma das principais produtoras do panetone, alimento típico das festas de final de ano, a Bauducco sempre aposta na associação do produto com as datas comemorativas. Em 2018, a empresa viralizou uma propaganda mostrando sua presença nos lares durante a ceia de Natal, intitulada “Pedacinhos do Natal – Uma carta”.
Propagandas de Natal: Bradesco
Intitulada #VolteABrilhar, o comercial mostra dificuldades de pessoas que estavam vivendo durante a pandemia. Nos exemplos, mostrou perda de entes queridos, solidão e falência com seu negócio. Durante esses momentos de tristeza, uma nuvem escura cobriu os personagens, que pode-se associar à depressão.
Logo após os personagens serem cobertos por esta nuvem, as pessoas voltam a brilhar, que é a associação da reabertura dos contatos quando a pandemia se flexibilizou. Nos exemplos mostrados, mostrou o comércio voltando a vender e focou principalmente nos reencontros.
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